PROCURANDO PARADELAS EM MURIAÉ

Sempre alguém me pergunta se sou parente dos "Paradelas" que moram em Muriaé. Sei lá! Eu sou da família Paradela, sem o "s". Deles somente conhecia Rejane (Lauro), que por sinal nada sabe sobre a origem da família.
Alguém me disse que os donos da TOP FRUT também são "Paradelas". Sempre comprei lá e dessa vez fui somente pra desvendar esse mistério. Quem são esses tais ? É a mesma família, uma no singular e outra no plural?
Não deu para descobrir muita coisa, nessa primeira investida, mas os sinais são evidentes de que somos farinha do mesmo saco.  Há nomes de antecedentes de ambos os lados que coincidem.

Na foto abaixo, Thaynara, ao meu lado, sua mãe Lenir e a sua tia Rosenir. Muito simpáticas. Tá decidido que são minhas primas. Vamos continuar nessa pesquisa!
Na biografia de meu pai, o Rev. Celsino Paradella (sem o "s" e com dois "l"), lançada recentemente pelo meu irmão Clóvis, consta, na pag. 30 que o conto  "O avô Crispim" do livro Cidades Mortas, de Monteiro Lobato, fala de um bandido, que veio foragido de Portugal para o Brasil, e aqui inventou um nome para si: Crispim Paradela. Será esse o primeiro Paradela a chegar no país? Não ria. A história do Brasil registra que vieram muitos vagabundos e prostitutas na colonização do Brasil. A partir de um deles também pode ter começado a sua família aqui.

Temos informações de que o nosso trisavô teve 5 filhos: José Lino, Lino, João, Francisco e Maria Lina. O José Lino foi o meu bisavô, pai de vovô Virgílio e teria sido pai também de Aurora e Guilhermina, no primeiro casamento.  Do segundo casamento nasceram José Luis, Alexandrino, Isaltino, Olavo, Quintino e Alzira.
Tá chato e confuso esse papo, mas é para os "Paradelas" de Muriaé me ajudarem na montagem dessa árvore genealógica.
Já que estamos falando de passado, exatamente nesse local lá na frente, onde hoje é um prédio, foi a casa onde Mirian morou por muito anos, quando criança.

Comentários

  1. É estimulante saber que existe pelo menos a possibilidade de ser descendente de vagabundos e prostitutas. Obrigado, Cléber, isto me enche de orgulho. Acho que hoje vou rir o dia inteiro. Em tempo, lembre-se que sou primo da Mirian. Muito legal esta sua busca, conte conosco... abraço.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir

  2. Não acho nada de chato essa busca. Ao contrário, muito instigante e estimulante. De repente, entre vagabundos e prostitutas, encontramos literatos, artistas, santos até príncipes em nossa linha genealógica. E também algum orgulhoso da estirpe, aquele que guardou para nós preciosas informações, fotos e objetos que ajudam a desvendar nossa historia. Aquele que taxavam de maníaco, de maluco, de colecionador de lixo. Ah, a vida não é tão sem significado assim para desconsiderarmos os que vieram atrás de nós. Acho que todos fazem parte de nossa própria vida, por que não?

    ResponderExcluir
  3. Eu sou leticia da silva paradela tenho 15 anos
    E o meu pai se chama; nicolino de oliveira paradela
    E minha mae se chama; marinalva da silva
    Moro; rondonia ariquemes

    ResponderExcluir
  4. Bm dia
    com certeza somos parentes,meu nome é Roberta paradellas e temos parente em muriae e eugenopolis

    ResponderExcluir
  5. Eu sou Cláudio Paradelas sou da familia rose ir em Muriaé nossa origem e Leopoldina Argirita guarará minha mae nasceu em guarará. Em 1920 o nome dela Joana rocha Paradelas meu avo Pedro Lino Paradelas ele nasceu 1880 e faleceu1956 em argirita e guarará blog o guaraense descob ante passado nosso jose paradelas1830 em guarará ele tinha fazenda em guarará e tem jose da Silva Paradela 1838 e te m Lino Silva Paradelas 1842 em Argirita eu tenho o retroto da minha mae meu avo e meu bisavô juntos tirado aproximado1930 na fazenda pangarito Eugenópolis eu não sei o nome do meu bisa vo:-)la em guarara1888 tem o nome jose Lino Paradelas não sei se e este nova Iguaçu 30 12 2014 asas Cláudio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi! Eu sou filho de carlindo rocha Paradelas,filho de benvindo rocha paradelas,filho de lino Pedro paradelas e Filomena. Moro em porciuncula RJ, meu nome Adriano da Silva paradelas

      Excluir
  6. Oi Cláudio! Somos parentes sim. Meu pai era daquela região. Rochedo de Minas. Mande o seu e-mail para coparadela@gmail.com.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi qual o seu nome para que eu mande o email?

    ResponderExcluir
  8. Aqui em Brasília tem um "fugitivo", José paradellas, neto de Lino Pedro paradellas, que era pai de Maria rocha paradellas.

    raibsb@gmail.com

    ResponderExcluir
  9. Aqui em Brasília tem um "fugitivo", José paradellas, neto de Lino Pedro paradellas, que era pai de Maria rocha paradellas.

    raibsb@gmail.com

    ResponderExcluir
  10. nilma paradella celsino era tio da minha mãe ..4de dezembro 2014

    ResponderExcluir
  11. celsino parente do meu vovo urias paradella

    ResponderExcluir
  12. Boa noite.Também sou Paradella com avós em minas mar de espanha. Também conheço uma Paradela q é com apenas uma letra l.

    ResponderExcluir
  13. Aliás me desculpe sou de Niterói rio de janeiro um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  14. Aliás me desculpe sou de Niterói rio de janeiro um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  15. Poxa, Rafael! Com certeza absoluta somos parentes. Meu pai nasceu em Rochedo de Minas e morou em Mar de Espanha. Passe um e-mail para mim, falando um pouco mais de seus ascendentes. Um abraço coparadela@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Boa noite,também sou paradela sou de vargem alta es.Meu avô era Joaquim paradella neto veio de alegre es.já li que a origem do sobrenome é a província de terne na Itália.

    ResponderExcluir
  17. A Tainara, Leni e Roseni Paradelas são minhas prima e tias! Tem mais Paradelas em Muriaé sim! Sou Anieri Paradelas.

    ResponderExcluir
  18. Olá! Eu sou Priscila Paradela e meu sobrenome vem da minha avó paterna, Maria José Paradela, que é de Alegre, Espírito Santo. Atualmente vivemos no Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de conhecer mais Paradela "perdido" por ai. Faça contato com coparadela@gmail.com. Um abraço. Cléber Paradela

    ResponderExcluir
  20. Olá bom sou thyago Paradela sou de brasilia
    Filho de William Borges Paradela
    Bom só sei isso é estou a procura da minha liagem
    Meu contato é thyagoparadela@outlook.com
    Ou pode Me chamar no Whatsapp 61992190969

    ResponderExcluir
  21. Sou Fernanda Paradella,Salvador,Bahia . Meu avô se chamava Herman Paradella. E nunca conheci alguém com esse sobrenome ,além dos meus familiares.

    ResponderExcluir
  22. Minha esposa e Paradela, Filha de Joaquim da Silva Paradela. Ele nasceu em Guaçuí/ ES e depois foi para Pancas, seu irmão Vatuiu Paradella, mora em Toledo/ Pr.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês