MAIS UM FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Estivemos nessa quarta em Mirai, para dele participar. Já aconteceram mais de 10 fóruns iguais a este e sempre são muito interessantes.
Eles fazem parte do programa ECOS DA MATA, idealizado e patrocinado pela Votorantim Metaisque envolve nove municípios: Cataguases, Descoberto, Fervedouro, Itamarati de Minas, Miradouro, Muriaé, Miraí, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre, todos dentro da área de atuação da Votorantim, aqui na região. 
Um dos produtos dos fóruns anteriores foi a criação da ADEMATA, uma agência que pretende buscar o desenvolvimento da região da Zona da Mata Mineira, executando projetos de fortalecimento da região nas áreas de  turismo, cultura, educação, meio ambiente, agropecuária, serviços,..
Abaixo os integrantes da diretoria da ADEMATA.

O tema desse fórum...
Um bom público presente. Prefeitos, vereadores, secretários municipais, técnicos das prefeituras e pessoas da iniciativa privada.
Gente de S. Sebastião da Vargem Alegre, Pirapanema...
Saudação do prefeito de Mirai.
O prefeito de Cataguases, no momento dos debates, externou a sua preocupação com a queda brusca da Zona da Mata no cenário estadual. Ela já esteve no topo em termos de força política, poder econômico, arrecadação... e hoje está lá embaixo, só estando  na frente do Vale do Mucuri e Vale do Jequitinhonha. 
Conhecemos essa pessoa muitíssimo interessante. Fernando Passalio de Avelar, Superintendente de Microempresas e  Empresas de Pequeno Porte, da Secretaria Estadual de Desenv. Econômico de MG. Além de competente, é atleticano doente (desculpe-me Dr. Dárcio, você me pediu para evitar isso, em um comentário anterior, mas não resisti).
A nossa Secretária de Meio Ambiente, Juliana Guarino estava lá. Ela é Secretária da ADEMATA.
O ex-prefeito de Rosário da Limeira, Edson Cury foi presidente da ADEMATA, na sua formação, ainda com uma diretoria provisória.
E por falar em Rosário da Limeira, o atual vice-prefeito, João Paulo, também participou do evento, como Presidente da CRESOL Regional. Dalberto é gente nossa, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
Marcos é Secretário de Cultura e Turismo de Miradouro.
A amiga Ana Maria sempre enriquecendo esses eventos. Ela é  Diretora Regional de Muriaé da Secretaria de Desenvolvimento Social. Foi mediadora da Mesa de  debates...
... que teve a composição abaixo...
Márcia Guedes falou pela CEF.
As demais instituições financeiras também apresentaram as suas linhas de financiamento, principalmente para o produtor rural.
João Paulo além disso fez a apresentação da CRESOL, a mais novinha cooperativa de crédito na região, mas que já apresenta uma boa performance. Sua foto fazendo a sua apresentação não ficou boa. Como é meu amigo, não postei.
Da mesma forma o Superintendente Fernando Passalio, em sua fala, destacou a importância numérica das micro e pequenas empresas em Minas, pelo que arrecadam e pelos 1,5 milhões de empregos que geram, num universo de 18 milhões de habitantes no Estado, ai incluindo-se crianças e idosos. 
Mas Fernando apresentou também dados preocupantes: somente 50% das microempresas criadas vivem mais de 2 anos. Somente 40% delas vivem mais de 4 anos. Isso se deve, principalmente, pelo excesso de informalidade, baixa produtividade, concorrência predatória, excesso de burocracia por parte do poder público, que muitas vezes deixa de ser tomador de serviços e de produtos das microempresas de seu entorno, pela baixa confiança que desperta, principalmente na hora de honrar seus pagamentos. 
Fernando incentivou a ADEMATA a ser o carro chefe da criação do POPEMIMP-Zona da Mata. Não vou falar a respeito disso. Dê uma olhada em:
 http://www.fcdlmg.com.br/index.asp?c=padrao&modulo=conteudo&url=4112.

Foi uma tarde proveitosa.

Comentários

Posts mais visitados do último mês