BELISÁRIO COMEMORA SANTA LUZIA

Hoje, 13 de dezembro, é um dia muito especial EMBELISARIO. É Dia de Santa Luzia, a santa protetora dos olhos, para os fiéis católicos.
Um resumo no google nos informa que:

Santa Luzia (ou Santa Lúcia), cujo nome deriva do latim,  e pertenceu  a uma família italiana e rica, que lhe deu ótima formação cristã.
Vendeu tudo, deu aos pobres e logo foi acusada pelo jovem que a queria como esposa, por  não querer abrir mão de sua fé. Teve que enfrentar as autoridades perseguidoras e foi  decapitada no ano de  303, declarando antes de sua morte: "Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade".


Diz a antiga tradição oral que essa devoção a Santa Luzia como protetora dos olhos se dá pelo fato dela ter arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo.



(http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=247451) 
Uma procissão saiu às 17 horas da capela que leva o nome da santa, na Praça Luciano Alves Pereira.
E veio para a Matriz de Santo Antônio, na Praça Coronel Francisco Gomes Campos.
Uma bela missa aconteceu ali.
Não poderia ser na capela. Nem a Matriz teve espaço suficiente para absorver todos assentados.
Muita participação nos cânticos.
O Professor José Antônio é o Presidente do Conselho Administrativo da Capela de Santa Luzia.
Abaixo a equipe de música da Matriz.
Para o pessoal que mora longe rever os amigos e parentes, demos uma circulada no templo.
Olha que coisinha fofa!
Está parecendo a Igreja Cristã do Brasil. Homens de um lado e mulheres do outro.
Eu estou enganado ou essa paróquia contraria as estatísticas, tendo mais homens que mulheres na missa? 
O Frei Gilberto sempre tem uma boa reflexão. Fez uma analogia entre a devoção da Santa que ajuda  nos problemas ligados à visão física dos olhos, com a necessidade uma mudança de vida, no ritmo ensinado por Jesus, repudiando a cegueira psíquica, que tanta amargura traz aos corações,  a cegueira decorrente da busca cega pelo dinheiro, e a cegueira egoísta, que ofusca o olhar na direção do outro, trazendo-o somente para si, e para os seus próprios problemas. O Frei Gilberto alerta que o dia de Santa Luzia é uma provocação a que passemos a enxergar  o próximo além dos olhos, e ver o irmão além de sua aparência. Bonito isso!
Momentos de ofertório. A Igreja Católica e as protestantes tradicionais fazem esse momento de forma discreta, como nos ensinou o Mestre. Uma criança faz o recolhimento.
Agradecimentos do pároco ao Conselho Administrativo da Capela de Santa Luzia.
Agora incluindo todo(a)s aquele(a)s que colaboraram na organização da trezena, incluindo-se as barracas.
E a imagem retorna em procissão para a sua capela.
Na pracinha em frente,  há leilão ...
... e barraquinhas para arrecadar  fundos para reformas da capela.
E tem mais coisa boa. Alessandra Sexto e  Fernando Paixão, da FUNDARTE Muriaé estão aqui, com outros técnicos daquela fundação...
... e a Professora Sandra, da Escola de Música da FUNDARTE...
... para apresentar o Coral Infantil da Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas, que a Prof. Sandra vem ensaiando há alguns meses.
Está muito bonitinho o grupo. Em algumas músicas utilizam instrumentos de percussão, com o chocalhos, triângulos, casca de coco...Tudo artesanal.
A regente fez questão de presentear Iara e Tailane, por terem estado presentes em todos os ensaios, apesar de morarem na zona rural. Eu sei muito bem o motivo desse destaque. Ambas são baianinhas. O povo baiano leva muito a sério as manifestações culturais. Falei isso no microfone.
Vamos comprar nas barracas ...
... e curtir o show que está começando.
Aproveito para mandar um grande beijo para a família Goulart, lá em Salvador, que deveria estar hoje comemorando o aniversário de nossa querida Luzia, mas esta nos deixou há alguns  meses atrás.  Saudades!

Comentários

  1. Obrigado Cleber Paradela por mais uma vez prestigiar e divulgar os eventos Em Belisário-MG! Obrigado pelo apoio na cobertura jornalística!

    O Conselho Administrativo da Capela de Santa Luzia, agradece a todos que nos ajudaram durante esses treze dias. As equipes de limpeza e da barraca, as comunidades que nos visitaram, as pessoas que colaboraram com leilões e doação para a capela e o funcionamento da barraca. Receba o nosso muito obrigado. Em especial agradecemos também ao Frei Gilberto, Frei Gabriel e Frei Delkson por todo apoio e dedicação nessa trezena, obrigado por confiar em nosso trabalho. Sem a supervisão de vocês, nada disso teria se concretizado! Que Deus em sua infinita bondade lhes abençoe.

    Um abraço e até outra oportunidade!!

    Mateus Lucas
    Secretário do Conselho Administrativo

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Cleber pela lembrança, mas Deus nos dá compensações e está vindo um novo(a) Goulartzinho para o mundo

    ResponderExcluir
  3. Parabéns aos organizadores do evento, membros do consellho e direção que trabalharam pra obter esse ótimo resultado e ao coral da E.E.P.V, muito bem preparados pela professora Sandra, as irmãs frequentes em todos os ensaios, ao senhor Cléber mais uma vez pelo profissionalismo!
    Lenir Rodrigues

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês