DOIS DIAS DE AGITAÇÃO - PARTE I

Descemos a serra na sexta cedo, em direção a JF. Levamos a amiga Nina Campos.  
Depois de algumas rodadas pelo centro da cidade...
 ... partimos para uma visita ao Museu de Arte Moderna Murilo Mendes, que fica no centro da cidade. na Rua Benjamin Constant.
Nina queria conhecer esse Museu, por ter se relacionado com Murilo quando ela trabalhava em Roma.
Sobre ele destacamos que nasceu em Juiz de Fora em 1901. Foi um poeta e prosador, expoente do surrealismo brasileiro. Mudou-se  para Roma em 1957. Lá trabalhou como professor de cultura brasileira, ensinando em vários países da Europa. Faleceu em 1975. 
Havia duas exposições montadas, sendo uma delas essa aí, de fotografias.
Antanas Sutkus: um olhar livre”.  São cerca de cem trabalhos do artista lituano que é considerado um dos maiores fotógrafos vivos.
As fotos registram momentos corriqueiros do povo lituano: pessoas saindo da igreja, crianças brincando, camponeses na lavoura, trabalhadores urbanos, pais com seus filhos. (veja o site do Museu)
Na biblioteca fomos muito bem recebidos por Lucílha Magalhães  responsável pelo acervo técnico da instituição
Especializou-se em Murilo Mendes. Mostra-nos o livro onde ele narra, em prosa, e de forma irreverente, a história do Brasil onde, por exemplo,  D. Pedro I é chamado de Pedrinho.
A gente erra quando pensa que o administrador público brasileiro É ruim. Ele SEMPRE FOI  ruim. Veja essa de Murilo.
Uma agradável surpresa. Topamos com a amiga Gerlene, que trabalhou com Mirian no Granbery e hoje é produtora cultural no Museu. 
Uma passada para um café no Alameda Shopping, já que essas duas gulosas não conseguem esperar o jantar, que promete.
E realmente foi muito bom. A gente tem mania de Berthu"s. Voltamos lá, para rever amigos que fazem parte de nossa caminhada de vida. Marco, Helô e o filho Ivan, "irmãos" de Salvador, que vieram passear em JF. Regi e Zelinha, amigos desde a Engenharia e que nos acompanharam na ida a Salvador e já retornaram para JF.
Carlos Alberto/Mariza, cunhado e amigo de todas as horas. Héber/Dina, primo irmão, que passou os seu primeiros anos de vida morando aqui EMBELISARIO.
Muita tristeza nesses encontros. Carlos Alberto lembrando das artes que fazia nas suas férias EMBELISARIO, junto com Antônio Moreira. Os caras matavam tiziu prá comer. IBAMA neles!
Nina optou pelo salmão, com arroz e brócolis.
A gente ficou no filé barroco na telha, outros optaram pela comida mineira.
Uma foto histórica. "amigo é coisa prá se guardar, do lado esquerdo do peito". Até cunhado.
Depois tem mais JF.






Comentários

  1. Esse de câmera na mão, na frente, queria me paquerar; mas a mulher dele não tirou o olho da gente. Estávamos lado a lado na mesa e ela, linda, de frente, atenta como uma comissária de bordo. E, aí...bom, quem sabe uma próxima oportunidade? Quem bateu a foto foi outro homem, acho que o cunhado; eram sete belos rapazes para seis mocinhas, uma raridade luxuriante! Muito interessante o ambiente do Restaurante e a cozinha, melhor que a minha. Quase tão boa quanto a de Mirian !

    ResponderExcluir
  2. Adorei conhecer vocês! Voltem sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês