ALUNOS DA SÃO PAULO VISITAM ZONA RURAL DE BELISÁRIO

Foi realizado nesta última sexta feira, dia 04/10/2013 via Verde Aventuras, agência de ecoturismo, uma visita técnica dos alunos da Escola São Paulo,  de Muriaé, ao Distrito de Belisário.
O projeto teve como principal objetivo proporcionar aos alunos a experiência de  vivência de um dia no espaço rural (tema trabalhado em sala de aula no 3º bimestre), conhecendo a realidade de diversas famílias desse distrito de Muriaé, que utilizam o espaço rural como forma de sustento e meio de vida. 
Um lanche bem natural.

Os alunos tiveram o contanto com diversas atividades no campo, como a pecuária leiteira, apicultura, extrativismo vegetal (extração da borracha - látex), piscicultura ornamental entre outras modalidades ligadas ao campo. 
O passeio teve grande êxito em aliar a teoria (descrita no conteúdo dado em sala de aula) e a prática, vista “in loco”. 


A mostra da extração do látex da borracha, na seringueira.
Sentindo a forma de extração do mel das colmeias.
Tocando as crias...
Conhecendo um " negócio" de expressão na região de Muriaé: a criação de peixes ornamentais.

Conhecendo também um alambique, de produção  de pinga.
Será que essa garotada sabia que o leite tinha origem nas tetas das vacas?
O almoço  no Centro Mulituso, no pé do Pico do Itajuru.
O caiaque dessa vez foi só para fotografias.
Já a charrete foi real.
A Agência  Verde Aventuras apresenta uma proposta diferenciada no trabalho com o turismo na região. Apóia projetos e ações com foco no desenvolvimento do turismo regional sustentável, trabalhando com as comunidades rurais do entorno do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro. Uma de nossas premissas é o incentivar os produtores da agricultura familiar para que atuem no segmento do turismo rural para que a atividade turística seja um complemento nas atividades e na renda da família.

Dessa forma oferece aos turistas e visitantes a oportunidade de interação e vivência de aspectos do modo de vida rural, por meio da experiência turística.

Vale a pena conhecer esse trabalho de pertinho.

Comentários

  1. Fico muito feliz em ver meu primo neste projeto. E ainda a Prof. Marília (foi minha professora de inglês na antiga 8ª sério), e a participação da Pscicultura do tio Eloi e a Apicultura do meu Pai Elson Clemente. Grande abraço, e que tenham outras visitas... Grelson Clemente

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana...

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pessoal, pelo incentivo e reconhecimento de nosso trabalho, grato pelas palavras. Podemos observar o sentimento de carinho e pensamento positivo.

    Att

    Verde Aventuras

    ResponderExcluir
  4. Curiosidade linguística: piscicultura vem da palavra "pisces", do latim, que quer dizer peixe; e, no idioma tupi, indígena brasileiro, é "pirá ", peixe também. Nos dois idiomas, sem nenhuma relação um com outro, a palavra começa com as mesmas letras pi .
    Outra coisa: é comum esquecer do "isc" e escrever psicultura. Errado. O certo é piscicultura.
    Isso pode ser confusão com "psi", de "psiqué", do grego "psyché", que significa alma, espírito, mente, e dá origem à palavra psicologia, e muitas outras derivadas. A palavra psicultura, não existe em nosso vocabulário.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns às escolas , como a Escola São Paulo, de Muriaé. Uma saída da sala de aula para a chamada "visita técnica" tem vários aspectos positivos. Mas, talvez o mais importante seja que a experiência não é esquecida jamais, estimula a querer mais e costuma servir de ponto de partida para alguma pesquisa ou projeto.
    Parabéns também ao promotor desse turismo muito inteligente, Eliab Clemente, da Verde Aventura.

    ResponderExcluir
  6. Ha que saudade. eita como essa galerinha deve ter a prendido. aula não deve ser só na teoria mas na pratica vé o real augo com creto. estou longe mas e muito gratificante ver o desempenho do de todos para dar una nova forma de ensino a e ces alunos. Eliab (bim) vocéis estão de para bens. bom queria esta eu, a e pra dar uma ajuda nas duvidas de historia kk . mas o melhor de tudo e saber que muitos gostaram e ficaram surpresos de conhecer a zona rural de Muriaé . saudade para bens suçeso

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês