SÁBADO É DIA DE FEIRA

Sábado não tem feira no nome, mas é dia de feira no país  todo. A filha Bianca mora pertinho da CEAGESP. Eu adoro dar umas voltas por lá. Veja um pouquinho sobre aquela Central:

Ceagesp é o terceiro maior centro atacadista de alimentos do mundo e o primeiro da América Latina. São milhares de toneladas de frutas, verduras, legumes, pescados e flores que passam por seus portões todos os dias.


Localizado na zona oeste da cidade, um dos atrativos do local é o Varejão, semelhante às feiras livres. O primeiro projeto do gênero surgiu em 1979, disponibilizando ao público produtos de qualidade a preços baixos.


O evento é realizado três vezes por semana, aos sábados, domingos e quartas, com mais de 250 toneladas de produtos por mês e também acontece em período noturno, sendo mais animado, o que o tornou parada obrigatória para muitas pessoas na volta do trabalho. 


O local ainda abriga uma grande variedade de barracas de comidas prontas, como as de bolinhos de bacalhau, espetinhos na brasa, caldo de cana, bolos, espigas de milho e pratos típicos da culinária oriental.


Outro destaque é a Feira de Flores, reunindo cerca de 1.100 produtores, é maior evento do gênero no país, que acontece toda terça e sexta, entre 5h e 10h30. Uma área especial para acessórios e artesanato está instalada no mesmo setor.(http://www.guiadasemana.com.br/sao-paulo/turismo/pontos-turisticos/ceagesp).

E levamos o netinho. 

Vovó também vai.
Prá carregar o pesadão quando ele enjoar do carrinho.
É muita oferta...
Tem um dia específico para o comércio de flores. Não é hoje. Tudo começa a ser vendido já de madrugada, quando restaurantes, buffets, comerciantes em geral vão prá lá. 
Mas ir a feira e não comer pastel de um  chinês não tem graça.
O pastel do papai e da mamãe é gorduroso. O do vovô não faz mal.
Em Belisário não dão valor à rabada, um prato cobiçado em bons restaurantes, servida com agrião. Olha o preço aqui. Igual a filé mignon  EMBELISÁRIO.
Se sábado é dia de feira, assim como o domingo, por que apenas esses dois dias não têm "feira" no nome? Um pouco de cultura inútil: veja a resposta abaixo:

Por que os dias da semana têm "feira" no nome?-  por Marina Motomura 
"Feira" vem de feria, que, em latim, significa "dia de descanso". O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar. Mas espera aí: se feria é dia de descanso, por que se usa "feira" apenas nos dias úteis? Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses - no espanhol, no francês e no italiano, os deuses continuam batendo ponto dia após dia. As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o "Dia do Senhor". Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.
É dia de feira: Em outras línguas, o mais comum é homenagear deuses ou astros nos dias da semana.

 Italiano
Domingo - Domingo / Dia do Senhor
Segunda-feira - Lunes / Dia da Lua
Terça-feira - Martes / Dia de Marte
Quarta-feira - Miércoles / Dia de Mercúrio
Quinta-feira - Jueves / Dia de Júpiter
Sexta-feira - Viernes / Dia de Vênus
Sábado - Sábado / Dia do shabbat
Sueco 
Domingo - Söndag / Dia do Sol
Segunda-feira - Måndag / Dia da Lua
Terça-feira - Tisdag / Dia de Tyr, deus nórdico da guerra
Quarta-feira - Onsdag / Dia de Woden ou Odin, deus supremo dos nórdicos e pai de Tyr
Quinta-feira - Torsdag / Dia de Thor, deus nórdico do trovão
Sexta-feira - Fredag / Dia de Freyja, mulher de Woden e deusa da beleza
Sábado - Lördag / Dia do banho
Alemão
Domingo - Sonntag / Dia do Sol
Segunda-feira - Montag / Dia da Lua
Terça-feira - Dienstag / Dia de Tyr
Quarta-feira - Mittwoch / Média semana
Quinta-feira - Donnerstag / Dia do trovão
Sexta-feira - Freitag / Dia de Freyja
Sábado - Samstag / Dia do shabbat
Inglês
Domingo - Sunday / Dia do Sol
Segunda-feira - Monday / Dia da Lua
Terça-feira - Tuesday / Dia de Tyr
Quarta-feira - Wednesday / Dia de Woden
Quinta-feira - Thursday / Dia de Thor
Sexta-feira - Friday / Dia de Freyja
Sábado - Saturday / Dia de Saturno

Comentários


  1. Muito interessante a matéria.
    Só uma correção: o 1° exemplo não é de italiano (um cuchilo muito perdoável em face da beleza do assunto), e, sim, de espanhol. O italiano é parecido: domenica, lunedi, martedi, mercoledi, jovedi, venerdi e sabbato.

    ResponderExcluir
  2. Muito instrutiva toda a matéria e, especialmente a introdução da palavra FEIRA nos dias de semana da língua portuguesa.
    Curiosamente, como os escandinavos, germanos e saxões, os romanos também usavam Dia do Sol ( Solis Dies?) para o domingo.

    ResponderExcluir

  3. Curioso também que o sábado em idioma sueco seja " lördag", significando dia do banho. Deve ser porque em clima tão frio, tomar banho deve ser mesmo um ato heroico; ou, presam tanto a limpeza, que o banho merece ser nome de um dia da semana;
    ou, pode ser que o povo todo só tome banho em dia de sábado; a não ser que degelem a neve, é arriscado faltar água, não?
    Só um sueco para esclarecer isso...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês