CREDO GRANBERYENSE

Sou grato a Deus por coisas boas que se passaram por minha vida ou pelas quais a minha vida passou (não sei separar coisa de outra).
Um delas foi o Instituto Granbery da Igreja Metodista (JF), onde estudou meu pai, meus irmãos e também eu, em regime de internato, no final da década de 70. Lá fui funcionário, professor, Mírian atuou como Psicóloga e no Granbery os meus três filhos  deram os primeiros passos na educação escolar. Essa instituição foi fundamental para a formação de muitas gerações.
Em reunião recente de ex-alunos daquela "Casa", na cidade de Piracicaba, da qual não pude participar, o queridíssimo amigo, Professor e Pastor Sérgio Marcus Pinto Lopes, ex-Reitor da Instituição, escreveu o Credo abaixo. 

Cremos que o Granbery foi criado visando ao bem maior de todos os seres humanos e que sua proposta envolve o reconhecimento e a dependência do Ser Eterno a quem chamamos Deus!
Cremos que desde sua proposta original como instituição educativa, o Granbery propôs-se a desenvolver uma geração de pessoas produtivas, dignas, firmes em suas convicções, cheias de um espírito fraternal e que desejam o bem da Pátria brasileira.
Cremos que entre as muitas virtudes a que o Granbery nos convida encontra-se uma disposição de fé, para o enfrentamento das lutas a favor do bem, no embate com todas as forças destruidoras que provocam a injustiça e o desrespeito à dignidade humana.
Cremos que o Granbery convoca a todos nós granberyenses, alunos e alunas, ex-alunos e ex-alunas, mestres, funcionários e funcionárias, a que formemos fileiras na afirmação da verdade como condição fundamental para o bem estar social e para a reivindicação dos direitos humanos.
Cremos que o respeito a todas as pessoas – independentemente de sua herança pessoal, suas crenças, sua origem étnica ou nacional, suas opções de vida, seu sexo, sua condição social – é marca fundamental granberyense e que este respeito assim contribui para a condição de cidadania que inclui a todas as pessoas.
Cremos que o Granbery desafia a todos os que a ele se relacionam para que não se acomodem simplesmente ao que é bom, mas que realmente desejem a excelência em todos os campos de suas atividades, almejando alcançar a perfeição, ainda que reconheçam ser este um dos mais sublimes e difíceis ideais.
Cremos e confessamos que a honra do Granbery só pode ser alcançada se os granberyenses e as granberyenses levarem a sério a herança histórica que ele vem construindo ao longo dos muitos anos de sua existência e que cresce imperceptivelmente, através do tempo, como a árvore (crescit occulto velut arbor aevo).
Cremos que o modo de herdar e passar adiante a herança do Granbery dá-se pelo trabalho sério e responsável de todas as pessoas que passam ou passaram por ele, pequenas ou grandes, humildes ou destacadas, antigas ou recentes, e que no seu dia a dia se recordam desta casa que o nome lhes dá, procurando honrá-la com sua própria vida.
Assim crendo, propomo-nos a assumir este credo durante nossa vida de modo a que ele se constitua em um lema que nos acompanhe em todo o tempo.

Sérgio Marcus Pinto Lopes
2 de agosto de 2013

Comentários

Posts mais visitados do último mês