CEAGESP À NOITE? COMO ASSIM?

É isso mesmo! Voltei lá à noite, agora acompanhado, e com outro objetivo: participar do FESTIVAL DE SOPAS DO CEAGESP 2013
Nós participamos de versões anteriores.  É tudo de bom!
O antepasto na entrada é uma orgia. Nessa fase vale o peso do consumo.
Novamente a companhia agradável  dos "sobrinhos" Vanessa e Carlos, que nos acompanharam em matéria recente. Ela está chegando da Bahia para uma nova vida em SP. Ele já está aqui há 9 meses e ainda cantando com Caetano:
E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vem de outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade.

Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso.
Isso é São Paulo, até entender a cidade.... Hoje eu amo SP.
As opções de caldos, ou sopas como preferiram,  são muitas.
Lembra a minha citação à rabada, que falei ser um prato chique e  que é desprezada nos açougues de Belisário? Olha ela aí!
Uma visão de parte do salão. É impossível tirar uma foto em SP e não aparecer meia dúzia de "japas".
E ainda dá prá jogar umas "coisinhas" por cima. Essa de cebola gratinada é o "carro chefe" do festival.
Onde essa netinha puxou tanta gana em doce?

Vanessa! Menina muito querida!
Um noite muito agradável!
Veja o histórico dessa tradição, pelo site festivaldesopasceagesp2013

SOPA DE CEBOLA PERMANECE NA MEMÓRIA
A sopa de cebola do Ceagesp virou sucesso nas décadas de 1960 e 1970, quando o Entreposto Terminal São Paulo, na Vila Leopoldina,  ainda estava em construção. No início, o prato era servido para comerciantes atacadistas, seus empregados e clientes, como um dos pratos do antigo restaurante que funcionava no entreposto.

A sopa agradou tanto que ganhou fama também fora dos portões da Ceagesp. Naquela época, não havia opções de locais para comer durante a madrugada. E o entreposto da Ceagesp virou um ponto de encontro dos boêmios que vinham recuperar  as energias e se aquecer com a sopa de cebola.
O tempo foi passando, a cidade foi crescendo, o clima foi mudando, e a então “terra da garoa” transformou-se lentamente na megalópole que é hoje, e que funciona 24 horas. O restaurante que servia a sopa fechou em meados dos anos 1980, mas a lembrança da sopa de cebola sempre permaneceu na memória de quem viveu naquela época. E  de tão famosa, desperta até hoje a curiosidade de quem nunca teve a oportunidade de experimentá-la.
Em 2009, quando a Ceagesp completou 40 anos, entre as diversas ações comemorativas, foi feito o Festival de Sopas Ceagesp, que incluía a sopa de cebola. O sucesso foi imediato, com muita gente matando a vontade de tomar a sopa que saboreava na juventude. Em 2010, a sopa de cebola também foi servida, mas não em formato de Buffet, que retornou em 2011 e se consolidou em 2012, com grande aprovação por parte dos freqüentadores. Muitos trazem a família e amigos para aproveitar os sabores oferecidos semanalmente junto com a mais famosa sopa de São Paulo.
Na temporada de 2013, continua o formato de buffet, e as sopas de cebola dividem o cardápio toda a semana com outros três tipos de sopas. As pessoas podem saborear  à vontade todas as sopas do buffet, quantas vezes quiser, por R$ 26,90. Não perca!

Comentários

Posts mais visitados do último mês