EDUCAÇÃO: NUNCA É TARDE

Para fechar a noite, dei uma ida à Escola Estadual Pedro Vicente de Freitas. A funcionária Eva havia me convidado a isso: conhecer a nova turma da EJA - Educação de Jovens e Adultos, que é " uma modalidade da educação básica destinada aos jovens e adultos que não tiveram acesso ou não concluíram os estudos no ensino fundamental e no ensino médio", sendo a idade mínima para ingresso na EJA é de 15 anos para o ensino fundamental e 18 anos para o ensino médio.
Eu fiquei entusiasmadíssimo com o que vi.
A professora Simone estava tocando no CD a música CAÇADOR DE MIM, de Milton Nascimento.
Fiquei impressionado por ver uma turma em Belisário interpretando uma música de Milton e com a qualidade da interpretação e da condução do tema pela professora Simone.
Não poderia haver nada mais desafiador para essa turma, que  tem uma luta para encarar durante o dia, mas que acredita  em um tempo melhor, através da educação.

                                  " Nada a temer senão o correr da luta
                                         Nada a fazer senão esquecer o medo"
D. Elvira se sente jovem para encarar a vida
Ele(a)s participam do debate.
"Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura"
Glória, à direita da foto a baixo, canta bonitinho a música. É muito participativa e quem a conhece sabe que tem os seus sonhos. Vai longe

                                                                      "Longe se vai
              Sonhando demais"
São donas de casa, funcionários públicos da limpeza ...
No intervalo, um "péla égua", ou canjiquinha, para quem não conhece a expressão.
Eu também encaro. Muito gostoso!


Veja e analise a letra você também:



Caçador de Mim
Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu caçador de mim
Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu, caçador de mim
Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito a força, numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura
Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim.



A gente aqui em Beli acredita piamente que toda e qualquer transformação do lugar só pode ser feita através da educação.

Essa cena é fresquinha. Enquanto estou blogando, Mirian, que também é educadora, ajuda essa turma a fazer um trabalho de inglês. Já é o terceiro grupo que veio aqui desde ontem.



Comentários


  1. Gente querendo ajudar, gente querendo avançar...

    VERY BEAUTIFUL !!!

    ResponderExcluir
  2. Senhor Cléber, que matéria bacana! Eu, como educadora, também acredito que toda e qualquer transformação se dá através da educação. É muito bom ver bons exemplos, como desta turma de jovens e adultos,que após um dia cansativo de trabalho ainda consegue encarar uma sala de aula por saber que a mudança acontecerá a partir daí.Com uma música tão linda enriquecendo a aula,a aprendizagem, com certeza, foi muito mais gostosa e proveitosa. Não sei se o senhor recebeu o meu recado agradecendo por eu ter me tornado "notícia" no blog na última sexta-feira.Gostei muito da matéria e coloquei o link no meu Facebook. Muito obrigada mais uma vez e sucesso sempre.Um abraço: Maria dos Anjos

    ResponderExcluir
  3. Maria dos Anjos:

    Recebi sim o seu comentário na matéria sobre a vinda da Secretária de Cultura em Muriaé. Vindo de uma educadora como você, enriquece muito o nosso blog
    Apareça em Beli.
    Um grande abraço
    Cléber

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês