CORRENDO ATRÁS DA NOSSA HISTÓRIA - I

D. Nina já há muito tempo queria ir a Guiricema, para visitar um Belisarense a quem ela muito estima. Trata-se do Sr. João Cassimiro Campos, seu primo. Ela tinha algumas fotos para lhe devolver.
Valeu muito a pena essa parada por lá. É que estávamos a caminho de Ubá, onde tínhamos programado um almoço muito importante. Vamos falar sobre isso depois.
O Sr. João é um fenômeno. Nasceu aqui em Beli em 1917. É isso mesmo! Ele vai fazer 96 anos. Tem uma cabeça incrivelmente lúcida. Conta com clareza de detalhes toda a história de Belisário durante os mais de 20 anos que aqui viveu. Ele é irmão de D. França e foi tropeiro por muitos anos. Se escrever tudo o que ele fala, dá uma belo livro.
Olha algumas peças próprias dos tropeiros, que ele mantém na parede. As panelas e o "fogão" para mantê-las sobre a fogueira...
... e outros apetrechos mais.
Mírian se deliciou com os seus casos. Ele conviveu com os bisavós dela, Ernestino, Chico Gomes, Sebastião Gonçalves Martins, e com os avós José Isidoro, Ester, com a família mais antiga toda. Ele lembrou  que o primeiro caminhão de Belisário, foi comprado pelo Sr. Pedro Pedra, que é o Pedro Vicente de Freitas, que dá nome à nossa Escola Estadual. Era sogro de D. França.

O segredo para tanto vigor?  Comer muita carne de porco. Nunca ter entrado numa academia de ginástica,  não abrir mão de uma pinga e de uma taça de vinho Canção antes das refeições, além de tomar carqueja todas as manhãs.
Esteve aqui em Belisário não tem muitos anos, participando de cavalgada. Vai voltar em setembro. É uma grande figura!
                   
Daqui há pouco blogamos a continuação de nossa viagem para Ubá.

Comentários


  1. Excelente ! Viver momentos assim e tê-los registrados com tanta
    clareza e precisão, e, ainda, ricamente ilustrado com belas fotografias, não tem preço. Só gostaria que os nossos jovens e os organizadores da próxima Cavalgada, em 5 de maio, fizessem uma homenagem ao João Cassimiro, grande conterrâneo, amigo e conhecedor da vida do cavaleiro como ninguém. Tenho certeza que sua presença no palco, no Cerimonial de abertura de nossa Cavalgada do Agricultor, será a sensação do momento ! Fica aqui a sugestão ...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês