CONVERSANDO COM O SINDICATO

Fomos agora á noite na Escola Estadual com 2 objetivos. O primeiro não foi possível. Participar de uma pré-assembleia da CRESOL, a cooperativa de crédito que atende a nossa região de Belisário. É que começou uma fortíssima chuva, por volta das 18 horas, na hora do início da reunião e assim faltou público. Caiu muita água.
Poucos chegaram. As meninas da CRESOL, uma na ponta da foto de cima e a outra aqui em baixo, alguns outros ligados ao Sindicato e poucos associados.
José Calais, que apareceu no Globo Rural dia 22 dando entrevista, também conseguiu chegar. Tudo bem! Já está marcada uma nova data no dia da inauguração da agência no novo espaço, na esquina defronte ao Mercado do Robertinho, onde funcionava uma loja de material de construção. Deve ser no início de março.

Mas o segundo motivo foi possível. Queríamos uma conversa a respeito da eleição do Sindicato Rural, que tem bastante  influência no dia a dia de Belisário.
Conversamos primeiramente com o presidente que entra: Dalberto Luiz Gomes, que já militava no órgão na administração anterior. O Sindicato tem um boa respeitabilidade entre os nossos trabalhadores rurais, atuando na defesa da garantia dos direitos destes. Tem um papel de forte importância na parceria que faz com o setor público, principalmente o federal, na gestão das políticas públicas, orientando e  facilitando o acesso  a créditos como o PRONAF- Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura familiar  e Minha Casa Minha Vida.
Na nossa conversa Dalberto também se mostra preocupado com o êxodo rural o que faz permanecer no campo apenas os mais velhos. Isso se acentua, segundo ele, numa região como a nossa onde a base da produção está no café, que não gera dinheiro o ano todo, mas apenas na safra.  O jovem tem por característica querer o dinheiro de forma mais imediata, para as suas necessidades pessoais e de lazer. O espírito de poupança  não faz muito o seu estilo.
O Sindicato tem cerca de 5 mil associados na Região de Muriaé, onde tem uma sede que atende durante toda a semana. Também tem uma sub-sede em Belisário, que atende de segunda a quarta, em Rosário da Limeira, de segunda a quinta e ainda em Barão de Monte Alto e dois de seus distritos: Cachoeira Alegre e Silveira Carvalho. 
Também entrevistamos João Paulo da Fonseca, que está deixando a presidência, depois de 7 anos à frente do órgão. João se declara satisfeito com o seu trabalho, com destaque para a organização  que pode imprimir ao órgão durante esses anos, em termos de pessoal e estrutura física.
João acha que isso foi facilitado pela excelente relação que mantém com o poder, principalmente na esfera federal e com lideranças ligadas ao PT, no nível estadual.  Isso facilitou na hora dos acessos às políticas públicas e créditos, segundo ele.
Também destacou o grande avanço que ele ajudou a construir junto com o movimento sindical  na garantia de uso de produtos da região para produção da merenda escolar, hoje obrigatoriamente no mínimo de 30%.
Uma grande conquista também foi a fomentação do Sindicato nas instituições de  crédito, culminando com a associação da antiga cooperativa CREDITAG à CRESOL, muito mais forte e de grande projeção nacional.
João Paulo também destacou a melhor organização que o sindicato passou a dar à produção rural, facilitando o acesso  do produtor ao mercado e garantindo-lhe maior apoio técnico.
João Paulo se afastou nesse momento do sindicato em função de sua eleição para vice-prefeito de Rosário da Limeira. Ele garante que esse foi só o primeiro degrau. Pretende galgar postos mais altos na política. Vai trabalhar para isso. Eu acredito que Ele vai conseguir. É um cara muito sério e dedicado ao que faz. 
E por falar em defesa de interesses das questões ligadas ao campo, você sabe o nome do atual Secretário de Agricultura da Prefeitura de Muriaé? E do Secretário anterior? Nos 40 meses que moro aqui em Beli eu nunca ouvir falar nada com relação a esse órgão. E olha que Belisário é o maior distrito rural do município.
.

Comentários

  1. Olha a matéria do Sr. josé Calais ae Cleber!
    http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-rural/t/edicoes/v/produtores-de-cafe-de-minas-gerais-estao-preocupados-com-o-preco-do-grao/2420731/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês