SOLIDARIEDADE A GENTE VÊ POR AQUI III

Apresentamos em matérias anteriores duas ações solidárias natalinas. Do PEAS, da Escola Estadual e da Igreja Adventista. Agora vai uma terceira. Essa já faz parte de nosso calendário de Belisário. É promovida pela Pastoral da Criança.
Na verdade esse trabalho, ligado à Igreja Católica,  acontece o ano inteiro, através de pesagem e acompanhamento do desenvolvimento físico de nossas crianças de 0 a 6 anos. Com material recebido da coordenação nacional, os voluntários orientam as famílias em relação à higiene, alimentação e outros temas de interesse da família.

Ailton é o coordenador, Leonídia, Eliane, e outros que não aparecem na foto, são também membros voluntários.

Nessa ação, em dezembro,   presentes são dados para as crianças cadastradas na Pastoral e também crianças de mais de 6 anos, que participaram do projeto anteriormente. Nesse ano não houve o recolhimento dos presentes aqui EMBELISARIO. Três "anjas" caídas do céu fizeram isso. Vânia, Elenir e Aniele, que aparecem na foto abaixo, vieram de Muriaé, trazendo mais de 40 bons presentes para a garotada.
Elas pertencem  à SEBE - Seguidores do Bem,  uma Instituição Filantrópica e sem fins lucrativos constituída em 2007, voltada para trabalho social e gratuito, que tem sede em Juiz de Fora e uma filial em Muriaé.
Tem muita gente boa nesse país.


A garotada fica indócil.
"Criança lambança". Essa não tira nem o papel do pirulito.
Chega de conversa. Vamos à entrega dos presentes. As voluntárias  da  SEBES começam a fazer isso.
Nesse caso a mãe foi pegar o presente da filha, que está ausente, mas justificou. Houve um problema de logística. Ela tem quatro filhos e não cabiam todos na charrete. Tá justificado! Vai colocar o presente no porta malas do veículo.



E as voluntárias têm compromisso de entrega em outros lugares. Eliane e Leonídia assumem o papel de "mamãe noel".

Olha a alegria nos olhos desse moleque 

Não é caxumba. É bala mesmo.
Esses voluntários são de Beli. Lembram da Maria Aparecida, essa que aparece no centro da foto? Ela também participa do PEAS. É alma boa, de espírito solidário.
"A vida como ela é": à direita da árvore de Natal a garotada feliz saindo dessa festa, nos fundos da igreja.  À esquerda uma família vela o corpo de José Lúcio, um rapaz de 19 anos, que nasceu aqui em Beli, de onde saiu criança. Era neto de "Tota Rosa", morador da Comunidade do Fundão.

O rapaz, por algum motivo, não respeitou a ordem do polícia para parar a sua moto, lá em Miradouro, onde morava. Acidentou-se na fuga, vindo falecer. Muito triste! 

Leia um pouco sobre a Pastoral da Criança. Dom Paulo Evaristo Arns e D. Zilda Arns, são nomes que não podem ser apagados da memória dos brasileiros

Fonte: www.wikipedia.org

Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil– CNBB, que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento integral de crianças entre 0 e seis anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade. A sua atuação tem caráter ecumênico, atendendo pessoas de todos os credos e etnias.
Em 1982, o então cardeal de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns encontrou o diretor executivo da UNICEF da época, em uma reunião na Suíça sobre a paz mundial promovida pela ONU. Ele sugeriu ao Cardeal uma ação da Igreja Católica brasileira para reduzir a mortalidade infantil.
A CNB encampou a ideia. Para desenvolver tal projeto, D. Paulo convocou sua irmã, a médica sanitarista Zilda Arns.
O trabalho iniciou-se em 1983, na Paróquia de São João Batista, município de Florestópoles, Arquidiocese de Londrina, no Paraná.. Este município foi eleito por apresentar uma alta taxa de mortalidade infantil (127 crianças para cada mil nascidas). Após um ano de atividades, a mortalidade infantil foi reduzida para 28 crianças para cada mil nascidas.
Diante do sucesso, no ano seguinte, o trabalho da Pastoral da Criança se expandiu para outras regiões brasileiras com apoio dos bispos. Atualmente, mais de 260.000 voluntários acompanham o desenvolvimento de quase 1,8 milhões de crianças de 0 a seis anos e quase 94 mil gestantes em 42 mil comunidades pobres, de 4.066 municípios, em todos os estados do país.
Zilda Arns encontrava-se em Porto Príncipe, Haiti, em missão humanitária, para introduzir a Pastoral da Criança no país. No dia 12 de janeiro de 2010, pouco depois de proferir uma palestra para cerca de 15 religiosos de Cuba, o país foi atingido por um violento terremoto. A Dra. Zilda foi uma das vítimas da catástrofe.
Daquele momento ela estava discursando, quando as paredes da igreja desabaram, a médica estava no último parágrafo do discurso, que ela não chegou a terminar, falava da importância de cuidar das crianças "como um bem sagrado", promovendo o respeito a seus direitos e protegendo-os, "tal qual os pássaros cuidam dos seus filhos".


Comentários

Posts mais visitados do último mês