BELISÁRIO A CAMINHO DO SESQUICENTENÁRIO

Por convocação de D. Nina Campos, aconteceu, nesse domingo, a primeira reunião de lideranças belisarenses, com vistas à organização das comemorações dos 150 anos de fundação de Belisário, em 2013.
Um número maior de pessoas foi convidado, mas um bom número se fez presente.
Tudo muito bem organizado pela coordenadora. A pauta do dia...
Juntamente com Mateus fomos convidados a compor a mesa, para auxiliar D. Nina..
Catorze  pessoas presentes. Comércio, artesanato, segurança pública, apoio digital, escola ...
Abaixo um resumo do que aconteceu.
Presentes: Alexon Lima, Cléber  Paradela, Eduardo Alcântara, José Álvaro Percínio, Mateus Lucas de Souza, Miran Paradela, Muniz, Naira Costa, Neura Costa, Neuza Toscano, Nina Campos, Regina Glanzmann, Simone Aparecida de Souza Cunha, Washington.
Data da reunião: 11 de novembro de 2012.

Decisões tomadas:
1. Todos os presentes aceitam fazer parte da comissão organizadora, que pode vir a ser aumentada, na medida que outras pessoas venham a se interessar.
2. O GAB deve ser a entidade  promotora de toda a programação.
3. Todos os eventos relativos ao Sesquicentenário devem ser aprovados pela Comissão Organizadora, e fazer parte do calendário aprovado, que pode ir sendo acrescido de eventos ao longo do ano.
4. Cléber deve ser o tesoureiro, devendo todas as operações de débito e crédito passar pela conta do GAB, na CRESOL.
5. D. Nina apresenta uma proposta de logomarca para o projeto, para ser usada em todas as divulgações do calendário. Novas propostas de logo podem ser apresentadas, para que sejam submetidas a aprovação da comissão.
6. D. Nina está oferecendo as dependências do GAB para todos os eventos que constem do calendário do  sesquicentenário, além de encontro de famílias de belisarenses desde que marcados com antecedência, e em data que não coincida com eventos do calendário, quando certamente o GAB já estará sendo usado. Nessa cessão estão  incluídos: leitos, cozinha e utensílios.

Após opinamentos de todos os presentes, são aprovadas os seguintes  eventos, para constar do calendário para 2013.

1. Abertura das comemorações no início do ano, em um evento a ser programado. Se possível, coincidindo com o lançamento do livro contando a história de Belisário, que está sendo escrito por D. Nina Campos e que será vendido e a sua renda  será depositada no caixa do projeto, além da reabertura do Museu.
2. Encontro do Belisarense ausente.
3. Desfile mostrando a cultura de Belisário, envolvendo as suas comunidades.
4. Carreata somente de "fuscas". (Cleber)
5. Um passeio ecológico somente com motos, com a participação do "steel goose group", um clube de motos de Conselheiro Lafaiete.(Cléber)
6. Uma caminhada ecológica. (Zezinho)
7. Um torneio de futebol de campo e/ou salão.(Alexon)
8. Um encontro de quadrilhas.(Simone)
9. Apresentação das escolas estadual e municipal contando a história de cada uma, homenageando ex-professores...(diretores)
10. Convite à Toyota para a organização de um off road na região. (Soldado Muniz).
11. Levantamento de custos de um clip sobre Belisário (soldado Muniz).
12. Um grande evento dos dias 15 e 16 de junho, marcando o dia do aniversário de Belisário.
13. Confecção de adesivos de divulgação para serem colocados em carros, motos e bicicletas.
14. Confecção de troféus padronizados para as premiações diversas, devendo ser buscado o patrocínio da Cristal Temper.
15. Homenagem às pessoas com mais de cem anos, residentes em Belisário.
16. Construção da "caixa do futuro" onde serão depositadas mensagens e documentos para serem abertas somente após um determinado número de décadas.

* os nomes em parênteses são dos "padrinhos" que deverão coordenar as ações.






Comentários


  1. Muito bom, Cléber, o resumo que você fez acima. Já o copiei para servir de base das discussões nas próximas reuniões, lembrando que estaremos nos reunindo todos os domingos, aqui no GAB, às l6:00 h, por mais ou menos 90 minutos.
    Sobre a peça que gostaríamos de ver encenada e foi sugerida, está resumida na Preparação, em UBÁ, da vinda da família Alves Pereira, descrita por Luciano Alves Pereira; e os tropeços da vinda em lombo de animais, pela serra do Itajuru, acampando e pernoitando até chegarem ao lugar (hoje Fazenda da Onça), onde
    Belisário Alves Pereira, decidiu fazer o primeiro assentamento; inaugurado em 13 de junho de 1863 e batizado com o nome de Santo Antonio do Onça. Na reunião de ontem, começamos a opinar sobre o linguajar da peça, alguns episódios hilariantes, etc. e propusemos que ficasse sob a direção de nossa escrivã, Regina Pimentel Glanzmann (talentosa e muito conhecedora da cultura de Belisário). Também que ela contasse com a ajuda de Mirian Sigiliano Paradela, exímia em tudo, Neura Calais (com dois domicílios, BH e Belisário - e entre os dois seu coração balança) e certamente da Professora (coreógrafa), Simone Balbino.
    Estamos desejando que os BA, belisarenses que moram fora mas "continuam com o umbigo aqui", e amigos deles e nossos leiam e opinem. Contamos com a colaboração prestimosa de todos; turma dos Alves Pereira, dos Calais, dos Gonçalves, dos Clemente, dos de Mauá, SP, JF, BH, Rio, Itabuna, Salvador, e... até os que estiverem na China! Afinal, o

    www.embelisariomg.blogspot.com

    que o nosso Cléber tão bem pulveriza pelo mundo todo, estará levando a todos informação e convites. Um dia, vou contar a vocês direitinho quem é esse nosso Cléber. Por enquanto, fique atento quando aparecer a palavra SESQUICENTENÁRIO, bonita, rimando com RELICÁRIO, SOLIDÁRIO, CAMPANÁRIO, CENÁRIO ... e com BELISÁRIO !
    Veio até a idéia de fazer um concurso sobre o tema: Quantas palavras você sabe que rimam com Belisário? Ébom ir registrando as idéias e trazê-las para as reuniões de domingo, aqui no GAB.
    Trataremos de procurar patrocínio para colocar
    em prática as que forem aprovadas pela Comissão do SESQUICENTENÁRIO.

    ResponderExcluir
  2. Dona Nina ,postei um link no facebook ,comentando sobre a iniciativa em se comemorar os 150 anos de Belisário e rendeu muitos comentários.Muitos Belisarenses ausentes e os que moram aqui ficaram muito eufóricos com a iniciativa....A comissão tem que trabalhar duro na organização dos eventos...

    ResponderExcluir
  3. Cléber, não pude estar presente, justamente por estar buscando informações, conhecimentos e contatos que podem 'agregar valores' também ao nosso querido Belisário. Esta semana ou na próxima vou passar uns dias aí. Abraço em todos.

    Renato Sigiliano

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês