VIII FESTIVAL DE CAPOEIRA DE MURIAÉ

Tendo com objetivo a  organização desse  evento,  a  Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, sob a coordenação de Eveline Amaral, reuniu ontem, segunda-feira, as pessoas envolvidas com os programas de capoeira,que estão sendo desenvolvidos em Muriaé e nos seus distritos.
A pauta era a organização do festival que acontecerá no coreto da Praça João Pinheiro, em Muriaé, no dia 22 de junho, a partir das 13 horas.  Toda a praça será ocupada pela garotada. 
O evento será o "batizado" dos capoeiristas, já que será a primeira apresentação deles para o público, quando receberão a corda ou seja, a sua primeira graduação nessa arte.

Serão quase 600 capoeiristas, assim distribuídos:

Sede do Município - 300
Boa Família - 25
Macuco - 40
Vermelho - 40
Bom Jesus - 40
Itamuri - 30
S. Fernando 25
Belisário - 40
Capitinga - 20
Pirapanema - 15

Todos terão transporte e um lanche, oferecidos pela Secretaria, além de receberem uniforme de Capoeira. Para melhor destaque entre eles, cada grupo será caracterizado com a cor de uma fitinha no braço, e portará uma bandeira. O retorno se dará às 17 horas e há uma promessa de realização de outras apresentações em setembro ou outubro nos distritos.

D. Nina é a representante de Belisário
Uma vista geral dos participantes. As fotos foram cedidas por Monalisa (Lua), da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Esse programa tem sido muito valorizado aqui EMBELISARIO.  Com certeza trará uma grande contribuição para a formação de nossos jovens e crianças que dele participam. Eu me sinto muito bem em sentar e ficar assistindo a molecada jogando capoeira lá no GAB. Há disciplina, repeito e fraternidade entre eles, principalmente pela excelente condução do professor Vítor, que aparece ai na foto, com o cabelo do Neimar.

Saiba mais:
O Batizado de Capoeira
É um evento e/ou festa onde a criança ou o adulto entra pela primeira vez, oficialmente numa roda de capoeira, sem exigir a performance, mas sim para sentir toda a magia do mundo da capoeiragem. 
Na ocasião, a criança ou o adulto capoeirista receberá um apelido dentro de suas características físicas e pessoais mais marcantes que venham a acompanhá-lo para o resto de sua vida no meio capoeirístico. 
Para a ABADÁ-CAPOEIRA, a criança ou o adulto tem que jogar com um instrutor, professor, mestrando ou mestre de capoeira. 
Sendo assim, o Batizado de Capoeira é a forma mais pura e eficiente de demonstrar todos os valores que traz a capoeira dentro de sua conjuntura sócio-cultural, com as peculiaridades não só de toda história, mas de princípios que vem se moldando dentro da viagem do tempo. 
Portanto, a capoeira tem o Batizado como a forma máxima de expressão, mostrando através dos rituais, tradições que venham fazer as pessoas conhecerem melhor a sua própria cultura.










Comentários

  1. Excelente, Cleber. Voce agregou detalhes ate que eu desconhecia mesmo estando acompanhando esse movimento capoeirista. Sou fa do exercicio fisico
    e a capoeira o tempera ainda com musica,canto e um "nao sei que" desse Brasilafricano tambem. E a moçada compreende isso, gosta e interpreta muito bem. Feliz e o Governo que entende isso...

    (n~~ao pude colocar os acentos porque ^^ele fica sempre repetido e fora do lugar, panes de computador. Desta vez, n~~ao tenho culpa, viu?)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês