LAVAGEM DO BONFIM EMSALVADOR

André, o nosso correspondente na Bahia, sugeriu-me uma matéria sobre a Lavagem do Bonfim, que aconteceu nessa quinta lá em Salvador. Ai vai.
Os Novos Baianos chegaram em Sampa e nada entenderam. Eu também cheguei na Bahia em novembro de 95 e em janeiro de 96, quando assisti a primeira Lavagem do Bonfim, também nada entendi.
Que festa é essa? Profana ou religiosa? Ambas as coisas. Católica ou da umbanda? De todas as religiões. Uma festa de caráter político? Também. ACM, quando vivo, arrastava multidões consigo. O PT também tentava arrastar os seus, sempre em minoria, na época.
André mandou um comentário: - A Lavagem do Bonfim sempre foi um importante termômetro da política baiana, onde os candidatos e políticos testam a popularidade e sua aceitação popular. Nesse sentido o atual prefeito, João Henrique, que está muito mal, nem deu as caras esse ano e mandou o vice.
E ainda comenta: -Popó, hoje Deputado Federal, que estava na Comitiva do Governador, teve a carteira furtada.
Tudo acontece nessa festa de tanta diversidade. Aliás, a Bahia tem a diversidade como a sua principal característica.
Ele mandou também algumas fotos tiradas pelo amigo Pedro Rocha Nunes, que fez todo o percurso de 8km (afinal, "Quem tem fé vai a pé") e voltou de barco até a barra.



Comentários

  1. Como tudo na Bahia, é um evento muito exótico. É uma mistura muito harmônica de religiões que, para muitos, sobretudo desinformados, são completamente antagônicas!

    Cada um respeitando a crença do outro, sem confusão.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês