MAIS HISTÓRIA DE SAMPA

A história da cidade de São Paulo ocorre paralelamente à história do Brasil, ao longo de aproximadamente 455 anos de sua existência, contra os mais de quinhentos anos do país. São Paulo surgiu como missão jesuítica, em 25 de janeiro de 1554, reunindo em seus primeiros territórios habitantes de origem tanto europeia quanto indígena.
Em 1532, Martim Afonso de Souza funda, no litoral paulista, a primeira vila brasileira, São Vicente. Donatário da ia de São Vicente, Martim Afonso incentiva a ocupação da região e outras vilas são criadas no litoral.
Em janeiro de 1554, um grupo de jesuítas, comandado pelos padres Manuel da Nóbrega, superior da ordem no Brasil, e José de Anchieta, com o objetivo de catequizar os índios que viviam na região, os jesuítas erguem um barracão em uma colina alta e plana, localizada entre os rios Tietê e Anhangabaú.
Em 25 de janeiro daquele ano é celebrada a primeira missa na colina. A celebração marcou o início da instalação dos jesuítas no local, e entrou para a história como nascimento da Cidade de São Paulo. Dois anos depois, os padres erguem uma igreja – a primeira edificação duradoura do povoado. Em seguida, ergueram o colégio e o pavilhão com os aposentos. Destas construções originais, resta apenas uma parede de taipa, onde hoje encontra-se o Pátio do Colégio (clique nas fotos abaixo).
Pátio do Colégio.
Durante a maior parte de todo o século XIX, São Paulo preservaria as características de uma cidade provinciana, mas vê crescerem suas possibilidades de desenvolvimento após a transferência da família Real Portuguesa para o Rio de Janeiro. A abertura dos portos às nações amigas, decretada por Dom João VI em 1808, dá novo alento à economia do litoral paulista.

Também vivia na cidade a mais célebre amante do imperador, a marquesa de Santos.
O Solar da Marquesa de Santos (foto abaixo), construído em taipa de pilão no século XVIII, é o único exemplo que resta em nossa cidade desse tipo de sobrado de arquitetura aristocrática. Por mais de 30 anos, pertenceu a d. Domitila de Castro Canto e Melo, amante do imperador d. Pedro I. Domitila comprou o sobrado em 1834, depois de ter rompido o relacionamento com d. Pedro I. Lá morou com mais de cem pessoas, entre escravos, empregados e parentes que ocupavam o primeiro pavimento. Dizia-se que tinha hábitos arrojados para a época: promovia numerosos bailes, saraus, além de fumar na janela e de ter tido amantes e dois maridos oficiais.Em 1828, é inaugurada a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco. Trata-se da mais antiga instituição de ensino jurídico do país, ao lado Faculldade de Direito de Olinda, ambas instituídas por decreto imperial de 1827.

O auge do período do café é representado pela construção da segunda estação da Luz no fim do séc. XIX. Neste período, o centro financeiro da cidade desloca-se de seu centro histórico. O vale do Anhangabaú é ajardinado e a região do outro lado do rio passa a ser conhecida como Centro Novo.
A Rua Direita foi aberta no século XVI para ligar o centro da cidade com a aldeia indígena de Pinheiros. Iniciava-se no “Largo da Sé” e seguia em direção ao “Piques” (atual largo da Memória e Praça da Bandeira). Ali iniciava a Estrada de Sorocaba (atual Rua da Consolação) que passava por Pinheiros. Em 1638 já havia referências da Rua Direita na malha urbana. Naquela época ela era conhecida com o nome de “Direita de Santo Antônio”. numa alusão à Igreja de Santo Antonio, localizada hoje na Praça do Patriarca.
Abaixo foto do interior da igreja de Santo Antônio localizada na Praça do Patriarca (José Bonifácio) próximo ao Viaduto do Chá. É considerada a mais antiga igreja remanescente da cidade, tendo sido fundada em 1592.
A Praça do Patriarca e a Igreja de Santo Antônio com a sua cúpula azul.
Shoping Light. Antigo prédio da fornecedora de energia Light.(3 fotos abaixo)


Teatro Municipal.
Diversas...

Prédio da Prefeitura de São Paulo.
Praça de quiosques de café.


A majestosa Igreja da Sé. Uma pena que a sua parte externa está tomada pela miséria dos pedintes e usuários de crack.
Aqui boa parte do PIB brasileiro. A Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA e a Bolsa de Mercadorias & Futuros.


consultas : www.wikipedia.org

Comentários

  1. Moro em SP há 9 anos e conheço muito pouco do centro e sua história... Lindas as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Moro em SP há 9 anos e conheço muito pouco do centro e sua história... Lindas as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês