E A SAÚDE, TUDO BEM?

Pela reunião de ontem à noite avalio que em Belisário ela está mais ou menos. Nota 5.
O próprio Secretário de Saúde, Dr. Marcos Quarino apresentou as suas dificuldades em gerir a Secretaria Municipal de Saúde e destacou sempre ser esse um problema nacional.
Diversos técnicos da Secretaria estiveram presentes aproveitando para apresentar alguns dados sobre o trabalho que desenvolvem e aqueles relativos ao distrito. Em termos de dengue, por exemplo, fomos informados de que não há nenhuma ocorrência em Beli e que os quintais foram considerados muito limpos pela fiscalização, o que dificulta a procriação do maldito mosquito (não vou citar o seu nome aqui para não promovê-lo, além de evitar perda de tempo já que teria de recorrer ao google para conferir como se escreve).
O salão do GAB estava completamente cheio. (As fotos foram tiradas no início da reunião)



A equipe do PSF local fez uma apresentação sobre hipertensão, com foco na sua prevenção. Mandaram bem ...
Juntamente com o nosso vereador Vandim, Dr. Marcos se mostrou muito aberto e verdadeiro. Não fez promessas levianas e permitiu o livre debate. Isso é muito bom. Alguns gestores públicos se colocam acima do bem e do mal e nessa condição têm dificuldades de ouvir críticas.
Ele reforçou a grande dificuldade, inclusive nacional, de fazer um médico cumprir uma jornada razoável de trabalho.
Tudo foi registrado em ata, onde podemos destacar alguns pontos registrados, a partir das reclamações apresentadas.
1. Algumas coisas melhoraram como a falta de gasolina na ambulância e a falta de médico, depois que a verba de combustível foi aumentada e que Dr. Ronaldo veio para Beli onde tem feito um ótimo trabalho.
2. As comunidades estão sendo pessimamente atendidas, obrigando-as a recorrerem a Rosário da Limeira. Geraldo, representante de Pedra Alta, fez o pedido de mais uma viatura, somente para atender a essa região.
3. A Creche precisa receber acompanhamento preventivo por parte dos dentista como aplicação de flúor, distribuição de escovas ecreme dentário .... O Secretário se comprometeu nisso.
4. A construção da UPS de Beli está com bom encaminhamento, com verba já garantida.
5. A questão de falta de medicamentos foi justificada como decorrente de dificuldades de licitação. também foi explicado que está sendo feito um cadastro de todos os hipertensos, para que se procure adquirir medicamentos que melhor atenda à maioria.
6. Muitas reclamações contra ao não atendimento na área de ginecologia, já que somente estão sendo atendidas as gestantes, obrigando as mulheres a recorrerem a Muriaé sempre que necessitam exames e consultas de rotina.
7. Falta de uma policlínica nos fins de semana.
8. A funcionária da unidade básica de São Domingos pede a presença do médico do PSF todas as semanas e não apenas de 15 em 15 dias.
9. Demora na realização de exames laboratoriais.
7. Algumas reclamações contra o tratamento rude que vem sendo dispensado aos pacientes por parte de um dos dentistas que, estando presente na reunião, buscou defender-se.
Foi uma boa reunião. Gostei do Secretário!
Faltou alguma coisa? Comente...

Comentários

  1. Parabéns, Dr. Cléber,
    O Sr. está fazendo em Belisário, entre outras coisas, um trabalho jornalístico da maior importância.
    Quero sim, acrescentar:
    Que a comunidade da Pedra Alta, no sopé do majestoso Pico do Itajuru, um dos orgulhos do município de Muriaé, realmente precisa, e merece de melhor atenção saúde;
    Que, realmente nos fins de semana estamos muito desvalidos, em matéria de atendimento à Saúde;
    Que o flúor deveria ser disponibilisado não só para as crianças, como para todo mundo,
    portanto, acrescentado à água de todo mundo.
    Tudo já melhorou muito, mas desejamos muito mais e vamos colaborar com os governos.
    Lembro-me do passado, quando nossa água vinha
    a céu aberto para uma única e precária caixa e daí era distribuida à população. Depois,em março de 1996 o prefeito, Dr. Paulo Carvalho, abriu dois poços artesianos e instalou dois reservatórios cada um de 50.000 litros, e, desde então, temos tido o precioso líquido
    filtrado pela natureza e em abundância. Mas,
    a cada verificação anual do estado da água,
    sempre considerada boa, tem sido prometido o tratamento que a ainda não foi realizado e de que todos carecemos, não só as crianças.
    Também a rede geral de esgotos termina em um dos quintais (família Calais-Costa) e segue uns 60 m até o despejo no rio Fumaça, podendo
    se constituuir em um criatório do mosquito da Dengue,além de causar mau cheiro em toda a visinhança. Sobre isso voltaremos a falar, inclusive ilustrando o fato com fotos. Acredito
    que algumas fossas também passem despercebidas nas vistorias de quintais.
    Ótima a reunião de ontem, parabéns Prefeitura !

    ResponderExcluir
  2. Senhor Cléber;
    Ainda estou com dúvidaS:
    Porque temos dois postos de saúde??
    A UPS vai reunir os dois?
    E em relação a como deve ser o atendimentos dos agentes de saúde nas residencias? Eles tem que apresentar algum comprovante que estiveram na casa de alguém? Eles tem que dar plantão no PSF todo dia? Eles tem que marcar consultas sempre que verificarem a necessiade?
    Acho que esta reunião pode ter sido muito satisfatória, pena que não pude comparecer, queria muito ter ido, mas por iprevistos pessoais não fui; pena.
    Porém a quem compareceu e fiz estas perguntas não souberam me responder, algo deste tipo foi mencionado na reunião.

    ResponderExcluir
  3. Atribuições específicas do Agente Comunitário de Saúde

    Agente Comunitário de Saúde (ACS) mora na comunidade e está vinculado à USF que atende a comunidade. Ele faz parte do time da Saúde da Família!

    Quem é o agente comunitário? È alguém que se destaca na comunidade, pela capacidade de se comunicar com as pessoas, pela liderança natural que exerce. O ACS funciona como elo entre e a comunidade. Está em contato permanente com as famílias, o que facilita o trabalho de vigilância e promoção da saúde, realizado por toda a equipe. É também um elo cultural, que dá mais força ao trabalho educativo, ao unir dois universos culturais distintos: o do saber científico e o do saber popular.

    O seu trabalho é feito nos domicílios de sua área de abrangência. As atribuições específicas do ACS são as seguintes:

    - Realizar mapeamento de sua área;

    - Cadastrar as famílias e atualizar permanentemente esse cadastro;

    - Identificar indivíduos e famílias expostos a situações de risco;

    - Identificar área de risco;

    - Orientar as famílias para utilização adequada dos serviços de saúde, encaminhando-as e até agendando consultas, exames e atendimento odontólogico, quando necessário;

    - Realizar ações e atividades, no nível de suas competências, na áreas prioritárias da Atenção Básicas;

    - Realizar, por meio da visita domiciliar, acompanhamento mensal de todas as famílias sob sua responsabilidade;

    - Estar sempre bem informado, e informar aos demais membros da equipe, sobre a situação das família acompanhadas, particularmente aquelas em situações de risco;

    - Desenvolver ações de educação e vigilância à saúde, com ênfase na promoção da saúde e na prevenção de doenças;

    - Promover a educação e a mobilização comunitária, visando desenvolver ações coletivas de saneamento e melhoria do meio ambiente, entre outras;

    - Traduzir para a ESF a dinâmica social da comunidade, suas necessidades, potencialidades e limites;

    - Identificar parceiros e recursos existentes na comunidade que possa ser potencializados pela equipe.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês