PROJETO RONDON EM BELISÁRIO

Um turma de estudantes universitários, participantes do Projeto Rondon, passou hoje por Belisário. Procuraram o GAB onde foram recebidos por D. Nina, que nos convidou para também recepcioná-los.
São alunos da Universidade Católica da capital e de algumas cidades de Minas. Sob a coordenação de uma turismóloga, passarão 15 dias em Muriaé e alguns de seus distritos, para levantarem o encaminhamento que o município vem dando ao seu lixo sólido.

Esse é um tema muito importante e que deve preocupar os gestores públicos e a sociedade em geral.Vejam o que o wikipédia fala sobre o assunto

"Resíduos sólidos constituem aquilo que genericamente se chama lixo: materiais sólidos considerados sem utilidade, supérfluos ou perigosos, gerados pela atividade humana, e que devem ser descartados ou eliminados.
O conceito de "lixo" pode ser considerado como uma invenção humana, pois em processos naturais não há lixo. As substâncias produzidas pelos seres vivos e que são inúteis ou prejudiciais para o organismo, tais como as fezes e urina dos animais, ou o oxigênio produzido pelas plantas verdes como subproduto da fotossíntese, assim como os restos de organismos mortos são, em condições naturais, reciclados pelos decompositores.
Embora o termo lixo se aplique aos resíduos sólidos em geral, muito do que se considera lixo pode ser reutilizado ou reciclado, desde que os materiais sejam adequadamente tratados. Além de gerar emprego e renda, a reciclagem proporciona uma redução da demanda de matérias-primas e energia, contribuindo também para o aumento da vida útil dos aterros sanitários. Certos resíduos, no entanto, não podem ser reciclados, a exemplo do lixo hospitalar ou nuclear."

Um vinho do Porto foi servido para a turma.


Gostaram muito de Belisário. Ficaram de voltar para aqui passarem o domingo.

Comentários

  1. Muito bom nossa passagem por Belizário!!
    Amanhã estaremos com esta turma fazendo um toor por esta terra que desde então torno-se importante para nós rondonistas..Um abraço a todos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês