NOVO HORIZONTE ASSUME CONSERVAÇÃO DE IMPORTANTE NASCENTE DA BACIA DO RIO GLÓRIA


A Viação Novo Horizonte vai reflorestar dois hectares com mudas de mata nativa, visando conservar importante manancial hídrico do Rio Glória, maior fornecedor da água que abastece a área urbana de Muriaé. O projeto conta com a parceria do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), através de Fernando Reiff e Francisco Ofeni, respectivamente.

A área a ser reflorestada fica na fazenda Boa Vista, propriedade do diretor da Novo Horizonte, Romero Vital, no distrito de Itamuri. O plantio de 2.200 mudas de 30 espécies nativas da Mata Atlântica acontecerá na época das chuvas, após o feitio da cerca. Uma placa alusiva ao projeto foi entregue ontem, 27 de julho. A data coincidiu com aniversário da jovem Iane, filha do casal Romero e Márcia Gabriel, que dá nome à nascente conservada. Na ocasião também foram plantadas duas mudas de sapucaia, uma pela aniversariante e a outra pelos seus colegas de turma. Os convidados fizeram uma visita à nascente que será conservada com o plantio das árvores.

O professor Renato Sigiliano, autor e realizador do projeto de conservação de nascentes, explica que há uma tendência em remunerar o homem do campo pela água que produz em suas terras. “Em algumas cidades, como Nova York, nos Estados Unidos; e Extrema, em Minas Gerais, caixa d’água que abastece São Paulo, os produtores rurais já recebem ‘royalties’ pela água que nasce em suas propriedades e alimentam mananciais hídricos importantes para o abastecimento da população. Esta é uma tendência moderna, que não vai demorar a ser implementada em nossa região. Inclusive já estamos criando parcerias com prefeituras do entorno de Muriaé neste sentido. Muitos produtores de leite vão preferir produzir água, por conta das vantagens que serão oferecidas”, afirma Sigiliano.

Por outro lado, o plantio das árvores que será realizado na propriedade rural de Romero também vai neutralizar, de forma espontânea e parcial, as emissões de carbono de ônibus da Novo Horizonte. “O projeto vem sendo consolidado de forma pioneira na região e poderá ser replicado em todo o Brasil”, aponta o professor.

Comentários

  1. Deixo meus parabéns ao idealizador Renato Sigiliano,á empresa Novo Horizonte pelo empenho e fazer algo tão importante para nosso meio ambiente,tenho acompanhado de perto só não me lembro...está é terceira ou quarta conservação?
    Mas espero que venha mais.
    Abraços.
    marcia moreira.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês