ARAPONGAS: UMA BELA REGIÃO

A convite de Werter, do CEPEC - Centro de Pesquisa e Promoção de Cultura, em Araponga, na Serra do Brigadeiro, participamos nesta terça de uma reunião naquela cidade, na condição de Presidente da Associação do Circuito Turístico Serra do Brigadeiro - ABRIGA.

Fomos acompanhados de Elise, Gestora da ABRIGA, Marco nosso colaborador, Mirian, representando o Grupo de Artesãos de Belisário e do ambientalista José Percínio, o Zezinho.
A viagem já seria suficiente por si só. Um belíssimo percurso por estrada de terra, passando pelo distrito de Monte Alverne e atravessando por dentro do Parque Estadual Serra do Brigadeiro. De Beli ao Parque são 40 km mais 12 para ArapongasA vista panorâmica é imperdível. São vários picos ainda mais altos do que o nosso Itajuru, que fica no início da Serra, na sua parte Sul.
O Parque está muito bem cuidado. A sua sede, o Centro de Pesquisa, a casa de hóspedes, que recebe aqueles que para ali vão para fazer as suas pesquisas e mesmo para hospedagem, além na casa antiga, que recebe hóspedes em geral. Parabéns ao seu gerente, o Engenheiro José Roberto, do IEF, Ana e equipe.


A reunião foi muito proveitosa. Aberta por Alan, Presidente do CEPEC, foi dirigida pelo casal Airton e Ana Beatriz, do Rio de Janeiro, criadores da Anda Brasil, qualificada como a Confederação Brasileira de Caminhadas, atividades esportivas não competitivas e inclusão social.O objetivo foi o de incentivar a região a criar circuitos de caminhadas e registrá-los junto à referida organização, passando estes a constar do calendário internacional de caminhadas, geralmente com percurso de 10 km e regras próprias. A foto mostra Branco, Presidente da Associação dos Condutores de Trilhas recebendo o livro com todos os circuito cadastrados ao redor do mundo.

O almoço foi numa casa de um dos moradores da zona rural, integrante do programa de Turismo de Bases Comunitárias. Uma belíssima vista, pertinho da Pedra Redonda. Lá há uma casa muito bem arrumada que recebe hóspedes em grupo de até 15 pessoas. Contactos: (031) 8350 9572 / 83503642 / 8351 9945


Muito interessante a proposta. Juntamente com Werter vamos multiplicá-la entre os demais municípios do nosso Circuito Turístico.

Comentários

  1. Que show! Cheguei atrasada com as notícias. Você é demais Cleber. Muito boa a matéria.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês