REUNIÃO DO GAIA EM BELISÁRIO

Aconteceu hoje, terça-feira a primeira reunião entre equipe do GAIA e representantes de comunidade belisarense.

“O Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem - GAIA, atuante em todo o território nacional e sediado em Campinas (SP), foi fundado em 1990, é uma sociedade civil de direito privado sem fins lucrativos, constituído por uma equipe multidisciplinar de 24 sócios e diversos consultores.

O GAIA, através dos trabalhos desenvolvidos, busca promover a educação e a articulação de pessoas e instituições para a inclusão social, a conservação ambiental e a redução de riscos industriais contribuindo para uma sociedade sustentável.” - www.gaiasocial.org.br”.

A reunião contou com a presença de cerca de 50 participantes muitos deles da zona rural, principalmente da Comunidade de Pedra Alta. Ela teve o objetivo de apresentar aos presentes o projeto Ecos da Mata, do GAIA, uma ONG, que pretende auxiliar ações de desenvolvimento do turismo rural no entorno da Serra do Brigadeiro.

O evento aconteceu nas dependências do Grupo de Artesãos de Belisário - GAB, entidade que também o promoveu, tendo sido aberto pelo seu vice-presidente Cléber de Oliveira Paradela (FOTO ABAIXO)


Também presentes representantes de diversas entidades ligadas ao turismo e meio ambiente na região: EMATER, Polícia Militar, COMTUR- Muriaé, ABRIGA, Secretaria Municipal de Desenvolv. Social, da Agricultura, FUNDARTE, mestrandos de Viçosa, artesãos etc.

Como o GAIA é parceiro da mineradora CBA, grande parte da reunião foi tomada por fortes questionamentos quanto ao trabalho de degradação que sempre acontece com a retirada do minério, com graves prejuízos ambientais.

No decorrer da reunião ficou acertado que o GAIA apresentaria o seu projeto, mas que a CBA viria a Belisário para prestar melhores esclarecimentos sobre o seu trabalho na região. Sobre isso haverá uma reunião somente entre pessoas interessadas no tema, para juntos montarem um documento a ser apresentado à CBA, apontando todas as indagações e temores da comunidade, que servirá de pauta para a reunião com a mineradora.




Comentários

  1. amigo irmão, GRAÇA E PAZ!
    ESCREVO AQUI POR QUE NÃO TENHO SEU EMAIL. O MEU É: welfany@yahoo.com.br. A fotografia antiga que a Mariame deu não é da igreja Metodista e sim da inauguração da Igreja Adventista de Belisário na década de 40, por isso dei a foto para meu sogro (Edson Clemente) que me pediu. Vou escrever algo para seu blog. Até lá pode me acompanhar no blog: http://metodistamedina.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês