MAIS PARCERIA PARA A DIVULGAÇÃO DA SERRA DO BRIGADEIRO

A Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados foi criada em dezembro de 2010 com o objetivo de disponibilizar aos visitantes da Serra do Brigadeiro um serviço diferenciado e profissional de condução aos atrativos locais, além de apoiar a cultura, o uso responsável dos recursos naturais e o fortalecimento da agricultura local, dentre outros.

Serra dos Arrepiados seria o nome original da Serra do Brigadeiro, em virtude de no passado terem habitado na região, a etnia dos índios Puris, também conhecidos como “Arrepidaos” em virtude dos seus irreconhecíveis cabelos em pé.

A ONG é formada pelos condutores cadastrados e demais colaboradores diretos e indiretos. Possui sede administrativa provisória na rua Luiz Toledo Ribas (rua do grupo) n° 54, Distrito de Bom Jesus do Madeira, Fervedouro – MG. Em curto prazo, existe o intuito de se criar 02 sub-sedes na região, ou seja, uma em Belisário e outra em Araponga.

Os Condutores Ambientais possuirão um cadastro, o qual ficará arquivado na sede do grupo. Na sede administrativa do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro – PESB, também possuirá um cadastro em seu arquivo, uma vez que os condutores estarão autorizados a atuar dentro da área do parque. Dentro das possibilidades os gestores locais dos Núcleos de Turismo de Base Comunitária da Serra do Brigadeiro (Itajurú, Galdinos, Boné, Pedra Redonda e São Joaquim); os departamentos de turismo das prefeituras da região; e as agências receptivas de turismo possuirão uma cópia atualizada destes cadastros, com o intuito de facilitar a contratação de serviços dos condutores credenciados.

Os condutores em atividade deverão estar adequadamente vestidos e portando equipamentos básicos: mochila, canivete, lanterna, cantil, sacola de lixo, telefone celular e kit de primeiros socorros etc.

A Associação dos Condutores Ambientais Serra dos Arrepiados tem como objetivos:

• Recepcionar os turistas/visitantes e conduzi-los aos atrativos naturais e histórico-culturais disponíveis na região, tais como: a Serra do Brigadeiro, as trilhas, as cachoeiras, os sítios inseridos nos Núcleos de Turismo de Base Comunitária, dentre outros;
• Elaboração e comercialização de roteiros turísticos regionais;
• Promoção de eventos socioculturais;
• Sensibilizar o público em geral à conservação da natureza e ao desenvolvimento responsável, em busca do aprofundamento de conhecimentos e vivências sobre temas voltados para o meio-ambiente e a cultura regional.

As caminhadas nas trilhas localizadas dentro do Parque Estadual Serra do Brigadeiro serão previamente agendadas com a sua gerência, para controle do grupo de condutores e da unidade de conservação. Entretanto, as visitas ao complexo da sede, em sua maioria, não necessitará de agendamento prévio, uma vez que esta região dispõe de pessoal, centro de visitantes e demais estruturas de apoio (salvo quando exceder a capacidade de carga do referido setor).

O agendamento das visitações à unidade será efetuado assim que houver a confirmação pelos visitantes e caberá ao grupo informar:* Horário de chegada e saída; * Número de visitantes; * Nome do condutor; * Atrativo pretendido; e, * Comunicar a sede do Grupo de Condutores e ao PESB o início e término das atividades.

O Grupo de Condutores se prontificará como colaborador da Unidade de Conservação, disponibilizando-se no auxílio da brigada de combate a incêndios, educação ambiental, desenvolvimento de trabalhos ligados às comunidades e demais atividades co-relacionadas previstas no plano de manejo do PESB.

Lembrando aos amantes de Belisário, que o Pico do Itajurú faz parte do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, dessa maneira, é sempre bom ficar atento com as normas e regulamento de visitação neste atrativo natural tão procurado! Se informe melhor junto ao nosso amigo Zezinho e demais condutores credenciados!

Para maiores informações visite o site oficial dos condutores:
http://serradosarrepiados.webnode.com.br/

Comentários

Posts mais visitados do último mês