VOCÊ CONHECE JOÃO HONORATO SILVA ?

Nem eu e nem ninguém. Agora, se eu perguntar quem conhece o TIMBUCA, ai todo o mundo conhece. Uma figura humana interessantíssima a desse “velho” toureiro, que não tem nada de velho, nos seu 63 anos de vida.

Dono da TOURADA DO TIMBUCA, quando chega em Belisário é uma festa. Todos querem assistir aos espetáculos, onde uns quatro rapazes, sem o menor juízo, arriscam montar touros, vacas, bezerros e cavalos bravos. Um deles, vestido de palhaço, provoca e dá salto mortal sobre os animais. Lá a gente tem a oportunidade de vivenciar aquela famosa expressão “pegar o touro pelo chifre”.

Com alguma frequência a gente vê um toureiro em maus lençóis vendo os pés do animal passar junto de sua cabeça. Valtair, de Belisário, só pôde ficar ajudando, de fora do picadeiro, pois já torceu o pé quando a Tourada ainda estava em Itamuri. A coisa funciona assim, alguns toureiros acompanham Timbuca, sendo dois deles seus filhos, e outros incorporam ao grupo quando a Tourada chega ao local.

Casado há 41 anos, Timbuca passou toda a sua vida nesse ramo. Quando tinha 11 anos teria sido roubado por ciganos, ficando com eles, ajudando nas touradas. Isso até os 21 anos, quando retornou para junto de sua família. Logo montou a sua tourada. Casou-se e a mulher passou a acompanhá-lo. No início ele fazia tudo sozinho: arrecadava ingressos, era o locutor, o palhaço, e o toureiro.

Nunca mais teve residência fixa. Os 3 filhos também seguiram com ele no ramo. Somente agora uma das filhas fixou residência em Guiricema. A nora também faz parte do elenco, que viaja muito pela Zona da Mata Mineira, sul da Bahia, Espírito Santo...Já esteve no Rio Grande do Sul, São Paulo e vai por esse Brasil a fora.

O nosso amigo é tão simpático, que não carrega animais consigo. Aonde chega, os fazendeiros e proprietários logo lhe cedem. Achei isso muito interessante. Ninguém entrega 5 a 6 cabeças de seu gado ou animal (para quem não sabe, quando se fala em animal está se referindo a cavalos, burros etc) para qualquer um que chega na cidade/distrito. Somente se for para alguém muito especial como Timbuca.

Segundo Tuti, um de seus “padrinhos” aqui em Beli, todo mundo ajuda a Tourada do Timbuca naquilo que for preciso. Cedem espaço, água, energia, gado, animais e até ajudam na hora da venda e recepção de ingressos, se necessário. João Aredes é um dos grandes colaboradores quando timbuca chega por aqui

Edmar, do laticínio, também gosta muito de Timbuca. Eles se conheceram há 38 anos, na região de Ancoradouro. Em 2008 cedeu gado para ele aqui em Beli.

Timbuca confirma que assistiu a uma morte em seu elenco, por pisadura de animal e presenciou outros muitos ferimentos. Ele mesmo tem marcas na cabeça e vários dentes perdidos e problemas no ouvido. Às vezes tem problemas com bêbados que tentam tumultuar o espetáculo e mesmo entrar no picadeiro. Nada que um balde de água fria na cara não resolva, segundo ele.

Confessa que foi muito “treteiro”. Aprontou muito com as mulheres, mas jura que tudo mudou na sua vida. Conta que esteve por 6 anos muito doente, com problemas nos rins, estômago e coração. A pressão era altíssima e foi desenganado pelos médicos, que temiam operá-lo. Uma noite, há 14 anos, assistindo um programa na TV, por ter dificuldades com o sono, viu testemunhos de pessoas que se diziam curadas por Deus. Resolveu procurar uma igreja evangélica onde teve uma mudança radical na sua vida, inclusive com a cura de todas as suas doenças. É hoje um homem de muita saúde e muita fé.

Impressionou-nos o fato Timbuca fazer amigos fiéis em sua trajetória. Aqui em Beli conhecemos um compadre seu, lá de Guiricema. Ele veio, juntamente com 2 filhos, netos e noras somente para vê-lo. Um dos filhos é vereador naquela cidade e eles confirmaram que sempre vão procurá-lo quando ele está na região, pelos fortes laços de amizade entre eles. (foto)

Se a gente for narrar mais, a matéria vai ficar muito grande. Entre no youtube e veja uma apresentação, lançando “tourada do Timbuca”
Cléber O. Paradela










Comentários

  1. Cléber.
    Faltou informar que existe a comunidade do Timbuca no Orkut, Com mais de 600 membros, aê vai o link:
    http://www.orkut.com.br/Main#CommMembers?cmm=6537332&tab=0&na=3&nst=16&nid=0

    Postado Por: Ricardo Souza

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês