MUTIRÃO - A SOLIDARIEDADE É A REMUNERAÇÃO






Em muitos finais de semana nos deparamos com uma bela cena de solidariedade em Belisário, quando as pessoas se juntam para “bater a laje” de um outro amigo/vizinho.

É um momento muito alegre. Todos fazem gozações com todos e todos pegam no pesado. Quer dizer, tem os sapos que só ficam por ali aguardando a hora do lanche.

Ninguém espera remuneração. Uma carninha na brasa, quem sabe um cachorro quente acompanhado de pinga, refrigerante e cerveja. Esse é o pagamento.

Silvério, um construtor já antigo de Beli, já perdeu a conta das lajes de amigos que já ajudou a levantar. Acha isso muito divertido.

Dessa vez o mutirão se deu na casa de Manuel Primo, nosso vizinho de frente,que aparece na foto com a camisa do Brasil.

Mutirão (termo de origem tupi de etimologia obscura) é o nome dado no Brasil a mobilizações coletivas para lograr um fim, baseando-se na ajuda mútua prestada gratuitamente. É uma expressão usada originalmente para o trabalho no campo ou na construção civil de casas populares, em que todos são beneficiários e, concomitantemente, prestam auxílio, num sistema de rodízio. (wikipédia).

Veja as fotos

Comentários

  1. É muito legal!!!! Já participei de um mutirão deste tb! Muito gratificante e divertido. Sempre q passo em frente a casa, logo penso: Eu ajudei a construir esta casa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês