HONESTIDADE: ISSO AINDA É UM VALOR PARA MUITA GENTE


Há cerca de quatro meses perdi a minha carteira. Que transtorno! Carteira do plano de saúde, de motorista, da OAB, cartão de crédito, além de um cheque de 208,00 e 376,00 em dinheiro. Muito trabalho para tirar segundas vias, principalmente da carteira de motorista.
Passado todo esse tempo, qual não foi a minha surpresa, chegando em Belisário, saber que tudo foi achado, numa situação muito curiosa. O Sr. Benjamim, um idoso que transita pelas ruas, incomodado, às vezes, por algumas crianças, por seu comportamento extremamente fechado e sempre portando um guarda-chuva, estava com a carteira e me faria a entrega no dia seguinte, após ter certeza de ser eu, de fato, o seu verdadeiro dono.
O referido senhor após o achado temeu que, anunciando o fato poderia surgir um falso dono e assim viu por bem guardá-la, até o dia que esse aparecesse. A sua forma de ver o tempo é muito diferente da nossa: “guardei numa gaveta, com uma pequena fresta para entrar ar, para não mofar. Não tinha pressa. Qualquer tempo eu entregaria”.
Benjamim é natural de Pai Inácio do Monte Alverne, onde tem duas irmãs . Mora sozinho em Belisário, onde vive com uma pensão de um salário mínimo e faz as suas refeições na casa de Reinaldo, meu vizinho, que lhe cobra um precinho por isso.
Um mês depois do achado comentou com Reinaldo o fato, recusando terminantemente mostrá-la. Mineiro já é desconfiado. O fechado Benjamim então ... Só mostraria para o dono, quando o encontrasse.
Somente agora resolveu dar mais um passo. Levou um retrato 3x4 e, de longe, mostrou para o amigo Reinaldo que logo reagiu: “Esse é o Sr. Cléber, que mora na casa em frente. Está viajando e quando chegar a gente lhe entrega.”
O ato formal de transmissão de posse da carteira se deu hoje pela manhã, após não mais restar dúvidas quanto ser eu mesmo o seu dono.
Com alguma dificuldade de se expressar claramente, Benjamin mostrou o valor da honestidade para ele. Informou-me ser membro de igreja Congregação Cristã e declarou-me: “Não seria da vontade de Deus que eu ficasse com algo que não é meu. Eu aprendi isso de berço. A todo o tempo só queria chegar a hora de entregar isso. Só não queria que um que não fosse o dono pegasse a carteira. Sabia que um dia o dono iria aparecer”.
Após puxar mais a sua língua, consegui daquele humilde homem, incomodado pelos pequenos e totalmente alienado pelos grande, mais essa pérola: “ Todos nós somos pecadores e temos defeitos, mas a gente tem de buscar a melhoria: ser honesto e caridoso.”
Como foi difícil convencê-lo a aceitar R$ 50,00 de gratificação. Fazia questão de explicar que não fez isso por dinheiro e que se eu desse dois reais estava muito bom.
Meu desafio agora é colocá-lo frente a frente com nossas crianças, com as quais desenvolvo trabalhos na área de esporte e lazer, para que elas tenham um outro olhar para esse santo.
Pois é, nós para aqui viemos, para conviver com um outro tipo de gente como o senhor Benjamim, que alguns chamam de “meio atrapalhado da idéia”. Doidos somos nós, cara- pálidas, ficamos como canta Raul Seixas, controlando a nossa maluquez, misturada com a nossa lucidez...

Cléber Paradela.
Conheça o senhor Benjamim na foto, ao lado do meu amigo Reinaldo, e que também tem uma história bonita de solidariedade, que vamos contar logo.
Se tiver dúvidas, veja o detalhe do guarda-chuvas

Comentários

  1. Belíssimo gesto.

    "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele." Provérbios 22:6

    Este senhor provou como é precioso este provérbio.

    ResponderExcluir
  2. É isso aí Cléber!

    As crianças precisam de bons exemplos. Uma oportunidade de fazer com q elas vejam este nobre senhor com outros olhos... muito válido! Parabéns por mais essa! Não para, não para, não para não! KKK!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês