ELEIÇÕES 2010 EM BELISÁRIO

Gostamos muito da nossa primeira experiência acompanhando eleições em Belisário, onde, por se tratar de zona rural as coisas também são muito diferentes. O pleito tem um clima de festa. Percebe-se um ar de desconfiança entre fiscais das duas correntes políticas que disputam o poder no Município de Muriaé, a família Braz e a corrente do Deputado Lael Varela. Mas nada que possa acirrar os ânimos. Dizem que nas eleições municipais o “bicho pega”. Vamos ver em 2012.
A comprovação do clima de festa estamos constatando agora. Enquanto estamos digitando essa matéria, às 18 horas, um grande foguetório pipoca pelos céus. Quem ganhou? Como a apuração de nossa urnas ainda não começou, os militantes devem estar celebrando a vitória da democracia.
Seis seções eleitorais funcionaram em Beli,todas na Escola Estadual, onde estão inscritos 1.866 eleitores. Em poucos momentos pudemos constatar filas no local, durante as várias vezes que ali estivemos. Seguem as foto da galera que trabalhou como mesários
As fotos dão um destaque para duas eleitoras. Dona Luzia, já experiente nessa ação cívica, não abriu mão de seu direito. Suspendeu as viagens que rotineiramente faz entre Rio e São Paulo e aqui ficou para contribuir com a democracia.
Da mesma forma Michelly Cristina Lopes de Sousa, concluinte do Ensino Médio, em Muriaé, tem apenas 17 anos e assim está tendo a sua primeira experiência com a urna. Michelly declarou-nos estar participando com muita alegria, pois entende ser essa uma oportunidade para ajudar a melhorar o Estado de Minas e o Brasil. Reagindo a uma nossa provocação, ela também declara que, apesar da pouca idade, não sofreu qualquer pressão por parte dos pais, embora as suas opções eleitorais coincidam com as deles. Não aceita a opção de voto nulo. Todos devem conhecer as propostas dos candidatos e escolher uma delas.
Um coisa muitíssimo complicada em se tratando de eleição na zona rural fica por conta do transporte de eleitores. Os tribunais eleitorais tentam impedir que isso seja oferecido pelos candidatos. Ocorre que, se eles não oferecerem isso, muitos eleitores simplesmente não chegam às urnas. Voluntariamente, sem qualquer pedido de voto para ninguém, assumimos o papel de auxiliar nisso. Duas vezes trouxemos e levamos eleitores para a Comunidade de São Domingos, com destaque para o Helinho Clemente que pela deficiência física nos pés teria dificuldades no retorno para casa já que não há horários de ônibus adequados para isso.
Mas a grande maioria se vira mesmo. De carro, de moto, caminhando ...
E como estamos na zona rural, muito vêm de charrete, como a família do senhor Roldão Serafim, residentes na Fazenda da Ribada. Não abrem mão do direito de voto.
Também o cavalo foi um transporte bastante utilizado. A foto mostra o senhor Mário de Freitas que veio da Fazenda Freitas, distante 3 km de Beli. Ele declarou fazer isso esperando ver se “as coisas melhoram”.
Agora vamos acompanhar as apurações...

AS DEMAIS FOTOS COLOCAREMOS AMANHÃ














Comentários

  1. Publique as demais fotos que foi descrito no texto: seguem as fotos da galera que trabalhou como mesário. Obrigado!!!
    Um grande abraço e até mais....
    Mateus Lucas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês