SILVAN ENTREVISTA DRA. HELOISA HELENA


O jornalista Silvan alves entrevistou a Dra. Heloísa Costa Costa( Salvador) em seu site: www.silvanalves.com.br.
Dra. Heloisa abrirá a Noite de Caldos, Queijos e Vinhos em Belisário
Veja a entrevista

SITE: Como se vê apresentando em um lugar tão pequeno, rural de Minas como Belisário?

HELOÍSA: Não é o tamanho do lugar que importa mas a qualidade das pessoas que existem nele. Atualmente, a zona rural está sendo cada vez mais revalorizada porque a vida verdadeira, simples e plena de sabedoria, pulsa na natureza, que é considerada patrimônio ambiental, bem muito valioso para a sustentabilidade e o futuro do planeta. Assim, eu me sinto muito honrada em poder estar em Belizário, um pequeno/grande lugar que tem um verdadeiro patrimônio cultural.

SITE: Como vê o trabalho desenvolvido por Cleber Paradela e Nina Campos voltados para o desenvolvimento comunitário. Isso está mesmo em voga no mundo, tem ajudado?

HELOÍSA: Nina e Cleber fazem parte de um grupo raro de pessoas que têm uma vida de propósitos e não apenas de interesses. Isso significa que eles voltam sua atenção para o bem estar da comunidade, incentivando o empreendedorismo, a preservação da tradição equilibrada com o desenvolvimento social, levando junto a esperança de que a vida pode ter melhor qualidade através do uso adequado dos bens culturais de uma região. Isso está tão em voga no mundo que a UNESCO se esforça bastante para difundir a idéia de que o principio de um bom desenvolvimento é a busca do equilibrio entre a economia, a cultura e o ser humano com toda a sua bela e rica diversidade. Grandes realizaçòes têm acontecido em diversos países através do desenvolvimento comunitário. No Brasil, bons exemplos têm sido: Quarta Colonia Italiana no RGS e a Casa Grande no Ceará.

SITE: Com relação ao patrimônio material, imaterial, em Minas temos isso reconhecido, temos diversidade e ele pode estar presente em lugares como Belisario, distrito 36 Km da sede Muriaé-MG, 150 anos de idade e algo pode ser feito para presevar o que ainda temos de história através desses bens?.

HELOÍSA: Considerando que o conceito de patrimônio cultural foi muito ampliado nos ultimos anos, a região de Belizário tem sim, muitos exemplos de patrimônio nos seus 150 anos de história, mas também nos seus 500 anos de Brasil. Há muitas estratégias para se reconhecer e se preservar o patrimônio regional como o que, certamente, existe em Minas.

SITE: O que vai abordar em sua palestra?.

HELOÍSA: “Como reconhecer e atribuir valor ao patrimônio cultural”.

SITE: A violência é considerada um grande mal em todo o país, ou ela está tendo cura ou terá cura?

HELOÍSA: Ela é um imenso mal e quase chegamos a pensar que estamos perdendo a batalha. Mas
quando vemos iniciativas generosas, acolhedoras e preocupadas em formar jovens através da valorização da cultura local, percebemos que ainda há esperança. Entretanto, temos que agir mais intensa e rapidamente do que temos agido até entâo porque como dizia Ghandi: a violência maior reside nas pessoas boas que se omitem de fazer o bem; por isso, o mal se alastra e ganha espaço, forma e estende suas garras. Dai que iniciativas como essa de Belizário podem ser estratégicas para unir, alertar e estimular muitas pessoas pela causa do bem e da paz social e individual. Quem tem paz, produz. quem tem paz, se mantem equilibrado e longe da violencia; quem tem paz, tem esperança. Por isso, seja qual for a crença de cada um, todos se sentem irmanados quando leem: Bem aventurados os que produzem a paz…

SITE: Muito obrigado, um grande abraço,

HELOÍSA: Muito obrigado também e até lá, em Belizario, no dia 24 de julho.

Comentários

Posts mais visitados do último mês