AMIGO DE BELISÁRIO


Principalmente por não possuir acesso rápido de ligação com uma grande cidade, Belisário sofre com a evasão de muitas de suas famílias para um grande centro, geralmente buscando a formação escolar dos filhos.


Mas o coração dessas pessoas geralmente fica aqui em Beli. Há uma grande paixão por essa “terrinha”, por parte daqueles que daqui saem. Sempre que podem retornam para curtir as boas lembranças aqui vividas.

Gradativamente vamos nos referir a essas pessoas nesse blog e para começar, ninguém melhor de ser lembrado do que o Dr. Flávio José Calais, ou “Flavinho” como aqui era chamado quando guri (Aliás, Flavinho da Maria Amélia).

Flávio José Calais nasceu em 11 de março de 1940, em Santa Rita do Glória (atual Miradouro), filho de Miguel Arcanjo de Calais e Maria Amélia Meireles Calais, sendo que o pai era natural de Belisário e a mãe de Miradouro.

Embora não se tenham dados concretos, presume-se que a origem da família Calais tenha sido de algumas pessoas vindas da cidade francesa de Calais para a cidade de Ubá, por influência do capitão francês Guido Marliére que explorou e colonizou a região de Ubá e cidades vizinhas, inclusive Muriaé. Como a comunidade foi fundada por Belisário Alves Pereira, em 1863, também vindo da região de Ubá, tem explicação lógica que alguns Calais, ainda que não o tenham acompanhado, podem ter vindo depois.

Os pais casaram-se 1939. A mãe era normalista, o único curso que se permitia às mulheres, e certamente muito mais importante do que muito curso superior nos dias de hoje.

Ao chegar em Belisário, em janeiro de 1939, não havia escola regular durante seis anos. Foi nomeada professora da Prefeitura de Muriaé, com o salário de cinqüenta mil reis Matriculou crianças de 7 e adolescentes de 15 anos, em uma única sala de aula, conseguindo alfabetizar a todos.
Lecionou de 1939 a 1976, portanto durante 37 anos. Foi homenageada com o seu nome na creche municipal.

Flavio é hoje advogado em Belo Horizonte, casado com a simpática Mércia Felício Calais e tem 4 filhos e duas netas. Visitam Beli com muita frequência e é um grande incentivador das programações festivas que aqui acontecem.

Além de estar dando um grande apoio à Noite de Caldos Vinhos & Queijos, está organizando um grupo de parentes e amigos para prestigiarem o evento.

Comentários

  1. Parabéns pela exposição desta história deste homem tão generoso e amado pelos belisarenses.
    Costumo dizer que ele é o Advogado de Deus,um homem de fibra e que merece todo nosso cumprimento.
    Bela reportagem!
    Abraço!
    Rosemary Luz Mota

    ResponderExcluir
  2. Belisarense que é belisarense é assim. "Vai mas nunca abandona"!
    Um salve a todos nós belisarenses.
    abrasss!
    NA1

    ResponderExcluir
  3. Afteг lookіng at a fеw of the artіclеs on your web ρage, І tгuly
    liκe your way of blogging. I ѕaved іt tо my bоokmагk
    sіtе lіѕt аnd wіll be checkіng bacκ ѕoon.
    Plеase chеck out my web ѕite toо аnԁ tell me hοω
    you feel.

    Also νisit my web pagе; V2 Cigs Review

    ResponderExcluir
  4. Eѵeгyone loves what you guуs aгe up too.
    Τhiѕ kinԁ of clever woгκ and
    reportіng! Κeep up the amazing worκѕ guуs I've added you guys to blogroll.

    My web page; http://www.sfgate.com/business/prweb/article/v2-cigs-review-authentic-smoking-experience-or-4075176.php

    ResponderExcluir
  5. Gostaria de ter o contato com o Flavio Jose Calais... tambem sou Calais e meu bisavô veio para a cidade de caratinga, mas morou em Belisário. acredito que somos parentes e gostaria de conseguir fazer a ligaçao na arvore genealógica da familia Calais. temos um grupo da familia Calais no facebook. link é: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=206712493008101&set=gm.1103025783064671&type=3

    convido a todos os Calais a fazerem parte do nosso grupo. em Caratinga temos muito Calais. a maioria descendente de Joao Pereira de Calais, vindo de Belisario.

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de ter o contato com o Flavio Jose Calais... tambem sou Calais e meu bisavô veio para a cidade de caratinga, mas morou em Belisário. acredito que somos parentes e gostaria de conseguir fazer a ligaçao na arvore genealógica da familia Calais. temos um grupo da familia Calais no facebook. link é: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=206712493008101&set=gm.1103025783064671&type=3

    convido a todos os Calais a fazerem parte do nosso grupo. em Caratinga temos muito Calais. a maioria descendente de Joao Pereira de Calais, vindo de Belisario.

    ResponderExcluir
  7. Por favor, dê o seu contato através de meu e-mail coparadela@gmail.com. Não consegui acessar o face.
    Cléber Paradela.

    ResponderExcluir
  8. Gostaria de ter contato com Dr.Flávio, sou ex-funcionário da Cia.Cimento Portland Itaú, onde o Dr. atuou por muitos anos.
    Meu nome e SEBASTIÃO DA SILVA (topografiasebastiao@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente este post!

Posts mais visitados do último mês